Cultura

Exposição de barretes de vilão

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) está a promover, na Loja do Artesanato da Madeira, uma exposição de barretes de vilão, avivando, deste modo, este tipo de artesanato tão representativo da etnografia madeirense.

Exposição de barretes de vilão

© DR

Esta exposição, que decorre até 10 de dezembro, vem evidenciar uma abordagem contemporânea a esta peça tradicional, na qual os barretes de vilão surgem adaptados a todos os géneros e idades e com diferentes funcionalidades e materiais.

Mantendo a forma, o próprio padrão e todas as partes do barrete tradicional - alto, com uma borla e orelhas - os mesmos aparecem adaptados ao quotidiano e com materiais mais adequados a peles sensíveis como a dos bebés.

Importa referir que os trabalhos expostos foram realizados por um grupo de formandas, do “workshop barretes de vilão”, ministrado por Luz Ornelas, responsável pela Oficina de Artesanato do IVBAM.

Com esta exposição, o IVBAM, no âmbito das suas competências de valorização e preservação do artesanato regional, pretende realçar e enaltecer o barrete de vilão, evidenciando que a sua utilização é intemporal.

De referir ainda que a visita à exposição é gratuita, estando o seu acesso restringido ao horário da Loja do Artesanato da Madeira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, na Rua dos Ferreiros, nº152.