Cultura

O grande «Mural do Erasmus» vai aparecer no Funchal

O resultado do trabalho de vários artistas dos seis países dentro do projeto Erasmus plus.

O grande «Mural do Erasmus» vai aparecer no Funchal
“Walls of Culture” e ARTE.M, associação cultural e artística na Madeira, vão criar a parede do Erasmus junto com Direção Regional de Juventude da Madeira.

Em Dezembro de 2021, a Madeira vai receber um grupo internacional de jovens que irão explorar o tema do diálogo intercultural através da arte.

O intercâmbio juvenil “Walls of Culture” é organizado pela ARTE.M associação cultural e artística na Madeira www:artmadeira.org e co-financiado pelo Programa Erasmus +.

35 Jovens da Macedónia do Norte, Itália, Letónia, Espanha, Portugal e Bulgária vão trabalhar com fotografia, videografia e artes visuais de rua no Centro de Juventude no Funchal durante 7 dias. A actividade conta ainda com o apoio da Direção Regional de Juventude da Madeira.

No Centro de Juventude, os jovens artistas irão criar o “Mural do Erasmus” dedicado ao multiculturalismo e ao diálogo intercultural na Europa. O mural representará vários símbolos tradicionais dos países participantes do intercâmbio. A equipa de artistas será liderada pela associação “Majara” de Espanha.

A arte é uma ferramenta forte para a auto-expressão, por isso gostaríamos de usar a fotografia, o vídeo e o graffiti como ferramentas para promover o diálogo intercultural, a identidade cultural e a diversidade e a inclusão de diferentes culturas na Europa.

Com o nosso projecto queremos fomentar o entendimento mútuo entre as pessoas de diferentes países, promovendo a cultura e os costumes do país, através da introdução da música tradicional, canções, danças, comida e permitir que expressem livremente sua identidade cultural usando a arte como ferramenta, especificamente fotografia, vídeo e graffiti porque têm um forte impacto visual. Por isso, queremos reunir jovens de diversos países e promover o que há em comum, para que possam encontrar semelhanças entre si e se sentir um só.

O trabalho já começou e será finalizado na próxima segunda feira.