Cultura

Palácio de São Lourenço acolhe concerto de Ano Novo da AOCM

Evento está marcado para esta terça-feira, às 18h.

Palácio de São Lourenço acolhe concerto de Ano Novo da AOCM
O ciclo Dezembro Barroco, organizado pela Associação Orquestra Clássica da Madeira, encerra no Palácio de São Lourenço, com um concerto a ser realizado pelo seu grupo residente, Funchal Baroque Ensemble.

Concerto para o Ano Novo (Palácio de S. Lourenço, 29/12/2020, às 18.00H) tem como solistas Carla Abreu e Sara Faria (Flautas de Bisel), Maria João Pereira (Voz – Soprano), Norberto Cruz (Bandolim), e nos violinos Olga Laidechikova e Edina Tenki, no violoncelo László Szepesi, no Cravo e direção musical Giancarlo Mongelli.

O programa previsto para este concerto é dividido em dois momentos: no primeiro, duas flautas de bisel, com o Concerto Pastorale de J.Ch. Pez, em que se encontram, explicitamente reunidas, todas as particularidades musicais que, no período barroco, aludiam ao tempo do Advento. Num segundo momento encontramos duas das características mais peculiares da música italiana: o canto e o bandolim, através de compositores como Antonio Vivaldi e Domenico Gaudioso, pertencentes às escolas musicais italianas de Veneza e Nápoles, o nome de Haendel encontra-se presente, também neste programa, associado a uma cantata sacra que compôs, muito provavelmente, durante o seu período romano de estadia e trabalho compositivo em Itália. O Funchal Baroque Ensemble apresenta-se numa formação tipicamente italiana para entretenimentos musicais de câmara, profana e sacra, nos palácios da aristocracia do séc XVIII: 2 violinos, violoncelo, cravo e os solistas.

Dezembro Barroco é o resultado de um protocolo realizado entre a Associação Orquestra Clássica da Madeira e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, e que pretende valorizar o património arquitetónico barroco da Região Autónoma da Madeira e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco.

As entradas para este Concerto para o Ano Novo já se encontram esgotadas.