Desporto

Associação Desportiva Galomar apostada em triunfar nas diversas modalidades

Basquetebol, Judo, Natação, Squash, Ténis de Mesa, Trail e Triatlo

Associação Desportiva Galomar apostada em triunfar nas diversas modalidades
A  Associação Desportiva Galomar deu a conhecer os planos para a nova temporada.

"Para o arranque da nova época desportiva (2017/2018), a Associação Desportiva Galomar (AD Galomar) fez-se reforçar com atletas e técnicos experientes, pretendendo excelentes resultados desportivos.

Fruto do crescimento e desenvolvimento da AD Galomar no panorama regional e nacional, a atual direção do clube, composta pelo presidente Ricardo Sardinha e vice-presidentes: Arlindo Lemos, Hélder Melim, Liliana Freitas, Mafalda Abreu, Pedro Castro e Tony Sousa, a AD Galomar revigorou a sua equipa técnica e conjunto de jogadores, com o objetivo de dar continuidade não só ao seu projeto de formação de jovens desportistas nas diferentes modalidades, mas também para lutar pelos lugares cimeiros, no que diz respeito aos Campeonatos Nacionais de Seniores em algumas modalidades.

A AD Galomar faz-se representar nas seguintes modalidades: Basquetebol, Judo, Natação, Squash, Ténis de Mesa, Trail e Triatlo.

O Basquetebol, através da coordenação do treinador Gonçalo Miranda e dos treinadores: Almerindo Correia, António Alves, Ricardo Montes e Tânia Gomes, tem como principal objetivo dar continuidade à sua escola de formação, dos mini 8 aos sub-14, bem como a manutenção da equipa Sénior na recente subida ao Campeonato de Basquetebol Nacional da 1ª divisão masculina.

A Natação apresentando já um trabalho de base considerável, conta com mais de uma centena de nadadores e quer atingir esta época as duas centenas de atletas filiados, fazendo-se representar, sobretudo, nos festivais regionais desta modalidade. Sob a coordenação de Timóteo Berimbau a sua equipa técnica estende-se também às treinadoras Catarina Abreu e Rubina Xíxaro.

A secção de Squash, coordenada por Arlindo Lemos, apresenta uma equipa técnica constituída por Ricardo Santos e Rui Catanho. De realçar que esta secção possui os melhores atletas regionais da modalidade; organiza e está presente nos torneios com maior relevo a nível regional e nacional; obteve, por duas vezes, o 3º lugar Nacional no escalão de Seniores e tem o privilégio de ter evoluído enquanto escola de formação desta modalidade, contanto com cerca de 14 crianças.

No que diz respeito à secção de Ténis de Mesa, sob a coordenação de Hélder Melim, fez-se uma grande aposta na equipa técnica, constituída por: Duarte Fernandes, Hélder Melim, Lino Ferreira, Miguel Silva, Piotr Skierski e Rogério Azevedo. Esta secção, para a presente época, ostenta uma equipa muito experiente na 2ª divisão Nacional de Ténis de Mesa, lutando para a conquista do primeiro lugar do pódio. Apresenta um núcleo de formação com cerca de vinte e cinco atletas, contando com vários pódios regionais e nacionais nos escalões jovens. Contribui com atletas para a Seleção Regional e com o treinador Hélder Melim para a Seleção Nacional de Cadetes Masculinos. Faz-se, também, representar com alguns atletas e treinador em estágios internacionais.

A secção de Trail e Skyrunning, coordenada por Élvio Melim e Liliana Freitas, apresenta também o técnico Paulo Jardim. Descatamos o facto de recentemente Fabiana Gonçalves e Lucia Franco terem vencido o circuito Regional de "Trail Madeira". De destacar ainda que a atleta Lúcia Franco tem sido a grande dominadora do Skyrunning regional e nacional. Sagrou-se Campeã Nacional de Skyrunning e já representou a Seleção Nacional de Skyrunning por duas vezes. Esta modalidade tem, portanto, o objetivo de dar continuidade ao seu projeto, como sendo: contribuir com atletas para a Seleção Portuguesa; participar e subir aos vários pódios regionais individuais e por equipas; organizar a 4ª edição do Cristo Rei Trail e participar em algumas provas internacionais.

Na secção de Triatlo, sob coordenação da técnica Mafalda Abreu e das treinadoras Andreia Aveiro e Carina Basílio, é pretendido, ao longo da época, uma formação integral dos atletas e apresentar uma base sólida de jovens desportistas, alcançando, como no passado recente, vários títulos regionais na vertente de Triatlo, Aquatlo, Duatlo e Aquabike.

O Judo, por ser uma modalidade nova na AD Galomar, a prioridade passa por recrutar crianças, dando a conhecer os benefícios claros de integração física e social do Judo para crianças e jovens, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social integrado. A coordenação técnica ficará a cargo do Professor Marco Matos.

Estas são as perspectivas para a presente época desportiva da AD Galomar, esperando o melhor desempenho desportivo dos seus filiados."