Economia

Porto de Lisboa com balanço positivo

O Porto de Lisboa registou um total de 97 escalas de navios de cruzeiro e 115 984 passageiros durante o ano de 2021.

Porto de Lisboa com balanço positivo

© DR

Após mais de um ano sem escalas comerciais de navios de cruzeiro, o dia 26 de julho de 2021 registou o recomeço com a chegada do World Navigator ao Porto de Lisboa, o primeiro navio de cruzeiros em escala comercial na era COVID-19.

Do total de escalas, 57 estavam em trânsito, 27 em turnaround e 13 em interporting, sendo 21 273 passageiros em turnaround e 94 711 em trânsito.

De acordo com Ricardo Medeiros, Vogal do Conselho de Administração, «a APL congratula-se com os resultados alcançados num contexto de pandemia e de grandes incertezas e adversidades, para o que foi determinante a concertação entre APL, a LCP, entidades de saúde e demais parceiros, preparando o Porto de Lisboa para a receção de navios de cruzeiro em condições máximas de segurança, estando definidos os protocolos necessários ao cumprimento de todas as normas de higiene e segurança impostas pela situação epidemiológica atual».

A par dos protocolos, a distinção do Terminal de Cruzeiros de Lisboa com o selo “Clean and Safe 2021”, também proporcionou confiança e segurança aos navios, passageiros e tripulantes de cruzeiro, fatores essenciais neste contexto de Pandemia.

Importa ainda referir que, ao longo de 2021, o Porto de Lisboa recebeu 15 navios em primeira escala, sendo que cinco estavam a realizar a primeira viagem após saída de estaleiro e dois em viagem inaugural.

A maioria destes navios merece especial destaque, uma vez que dispõem de novas tecnologias ambientais que contribuem para a descarbonização do transporte marítimo. Equipados com ligação de energia shore-to-ship, movidos a gás natural liquefeito (GNL), ou por disporem de motores híbridos ou de sistemas de limpeza de gases de escape e sistemas avançados de tratamento de águas residuais, entre outros equipamentos, estes navios representam a última geração do transporte marítimo de cruzeiros.

Não obstante os resultados de 2021, que interromperam um ciclo de mais de 20 anos em crescimento consecutivo, o Porto de Lisboa conquistou, pelo sexto ano consecutivo e pela sétima vez desde 2009, o prémio de melhor porto de cruzeiros da Europa, naquele que foi o Europe Winners Day 2021, dos World Travel Awards Europa, que decorreu virtualmente no dia 22 de outubro de 2021, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.

Ao longo do ano de 2021, o Porto de Lisboa recebeu ainda 69 452 tripulantes.

Após o impacto devastador da pandemia na atividade de cruzeiros do Porto de Lisboa, a APL está otimista e espera recuperar nos próximos anos, pretendendo para o futuro uma retoma progressiva e sustentada da atividade de cruzeiros em Lisboa.