Economia

Título mundial na captura de um blue merlin foge por 14 kgs

A Madeira ficou a 14 kgs de voltar a inscrever o seu nome como a região campeã do mundo no World Cup Blue Marlin Championship. Foi essa a diferença para um peixe pescado nas Bermudas.

Título mundial na captura de um blue merlin foge por 14 kgs
Todos os anos é assim no dia 4 de julho. Um pouco por todo os oceanos há uma competição mundial de pesca grossa, ao blue marlin.

Na Madeira foram para o mar dezasseis embarcações, com pescadores vindos dos Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul, México e de um sem número de outros países. Entre os participantes, uma equipa de mulheres…ucranianas.

Ao início da tarde, a tripulação do ‘Flipper’ fisgou um blue merlin com 624 libras (283 kgs). Um peixe grande que acalentava a esperança de um novo título de campeão mundial.

A bordo o inglês Neil French, que curiosamente reside na Ponta do Sol há vários anos. A captura, essa, foi feita mesmo em frente ao porto de recreio da Calheta.

A uma hora do final da competição no mares da Madeira – só termina pelas 5 horas no Hawai – a noticia foi registada com otimismo, que viria a esfumar-se quando a organização anunciou a captura de um blue marlin com 656 libras (297 kgs) nas … Bermudas.

Acabava o sonho, da conquista de um titulo prestigiante e de um prémio de 600 mil dólares.

Para a histórica fica o facto da Madeira já ter inscrito por seis vezes o seu nome na lista dos melhores do mundo, com o mar da ilha muito famoso por garantir capturas de grandes peixes.