As exportações para os países da União Europeia rondaram 1,5 milhões de litros, gerando uma valorização de 6,9 milhões de euros, o que representou variações homólogas de -6,7% em volume e de -1,9%, em valor. Por sua vez, as exportações para os Países Terceiros ficaram-se pelos 933,3 mil litros, produzindo uma receita de 8,8 milhões de euros, traduzindo diminuições de 11,9% na quantidade, mas um aumento de 2,3% em valor.
Nos países da União Europeia (UE), destaque para a ligeira quebra das vendas para o mercado francês - que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE - com variações de -3,1% e -2,4%, na quantidade e em valor, respetivamente. A mesma tendência verificou-se em outros dois importantes mercados, na Alemanha (-13,2%; -12,0%) e na Bélgica (-25,9%; -6,7%). No mercado extracomunitário, saliência pela positiva para o Japão (+20,8% nas quantidades e +25,2% em valor) e pela negativa para o Reino Unido (-31,6%; -15,7%). Com quebra (-15,6%) na quantidade, mas aumento no valor (+11,3%), o mercado norte-americano, continua como o mais importante, em termos de valor comercializado.
Do total comercializado, 74,2% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 8,29 euros/litro (7,25 euros/litro no ano de 2021). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,72 euros/litro (mais 0,04 euros/litro que em período homólogo).
Reduzindo a análise ao 4.º trimestre do ano, observa-se que a quantidade de vinho da Madeira comercializada foi de 916,4 mil litros, gerando aproximadamente 5,9 milhões de euros de receitas de primeira venda. Comparativamente ao mesmo período de 2021, observa-se que tanto a quantidade comercializada (-15,1%), como o valor de primeira venda (-10,6%), apresentam variações homólogas negativas, prolongando a tendência já verificada no trimestre anterior.
Nos países da União Europeia (UE), destaque para a ligeira quebra das vendas para o mercado francês - que continua a ser o mercado mais importante no conjunto dos países da UE - com variações de -3,1% e -2,4%, na quantidade e em valor, respetivamente. A mesma tendência verificou-se em outros dois importantes mercados, na Alemanha (-13,2%; -12,0%) e na Bélgica (-25,9%; -6,7%). No mercado extracomunitário, saliência pela positiva para o Japão (+20,8% nas quantidades e +25,2% em valor) e pela negativa para o Reino Unido (-31,6%; -15,7%). Com quebra (-15,6%) na quantidade, mas aumento no valor (+11,3%), o mercado norte-americano, continua como o mais importante, em termos de valor comercializado.
Do total comercializado, 74,2% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 8,29 euros/litro (7,25 euros/litro no ano de 2021). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,72 euros/litro (mais 0,04 euros/litro que em período homólogo).
Reduzindo a análise ao 4.º trimestre do ano, observa-se que a quantidade de vinho da Madeira comercializada foi de 916,4 mil litros, gerando aproximadamente 5,9 milhões de euros de receitas de primeira venda. Comparativamente ao mesmo período de 2021, observa-se que tanto a quantidade comercializada (-15,1%), como o valor de primeira venda (-10,6%), apresentam variações homólogas negativas, prolongando a tendência já verificada no trimestre anterior.