Eventos

Cancelada a festa de Carnaval da Madeira de 2021

Decisão do Governo Regional acontece com o crescente número de casos da Covid-19

Cancelada a festa de Carnaval da Madeira de 2021

A festa de Carnaval da Madeira de 2021 foi cancelada © Miguel Moniz - Report

O Governo Regional fez saber às Associações e responsáveis pelas trupes madeirenses que decidiu cancelar a Festa de Carnaval de 2021.

Num email de Dorita Mendonça, Diretora Regional do Turismo, a que a RTP-Madeira teve acesso, reforçam que o Governo Regional acompanha de muito perto a evolução da pandemia e tem vindo a decidir o que entende ser o mais adequado na defesa do interesse público relativamente às festividades de grandes momentos de animação na Madeira.

No caso do Carnaval e após avaliação rigorosa da situação que vivemos, devido à Covid-19, que assola drasticamente a Europa, a Madeira tem sentido um crescimento do número de pessoas infetadas.

Não é possível prever a evolução do surto pandémico, a imprevisibilidade é o que mais caracteriza a atualidade.

O Governo nesta comunicação diz que está ciente que os grupos precisam de adquirir atempadamente todo o material necessário para confecionarem os fatos e apetrechos nas atuações.

As trupes necessitam também de tempo para os ensaios, treinar as coreografias, pelo que a decisão de realizar ou não o Carnaval, não pode surgir na véspera do acontecimento.

A Diretora Regional do Turismo salienta que, janeiro é mês importante para toda a preparação e logística dos grupos, por isso, a decisão tem de ser agora, tendo em conta que o Carnaval é uma celebração com data certa, não sendo possível adiar, a exemplo de como foi feito com a Festa da Flor.

Por todas estas razões, o Governo Regional decidiu-se pela não realização da Festa de Carnaval em 2021.