Sociedade

Cerca de mil alunos envolvidos em ações da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Mais de mil alunos já participaram em duas Campanhas de Prevenção Primária promovidas pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ações que tiveram o apoio de uma carrinha airstreem, que permitiu a realização de atividades didáticas relacionadas com as temáticas do HPV e do Cancro da Pele.

Cerca de mil alunos envolvidos em ações da Liga Portuguesa Contra o Cancro

© DR

A Campanha “HPV e Quê?”, cujo principal objetivo consistiu em sensibilizar sobre a problemática do Vírus do Papiloma Humano (HPV), informar acerca dos riscos associados à infeção pelo vírus e apelar à sua prevenção, decorreu entre 25 e 31 de maio. De realçar que o HPV é responsável por lesões benignas, como condilomas genitais, e é responsável por 100% dos cancros do colo do útero, 70% dos cancros da vagina, 40% dos cancros da vulva, 84% dos cancros do ânus e 47% dos cancros do pénis.

Esta iniciativa, que contou com a colaboração do Grupo Sousa, enquanto parceiro logístico, destinou-se a alunos do 3º ciclo e do secundário e envolveu atividades como realidade virtual, aplicação de tatuagens e esclarecimento de dúvidas com profissionais de saúde.

A atividade contou com a colaboração de sete escolas, 15 médicos e com a participação de cerca de 643 alunos. Foram realizadas visitas à Escola Profissional Atlântico, à Escola Secundária Francisco Franco, à Escola Profissional Francisco Fernandes, à Escola da APEL, à Escola Básica e Secundária da Calheta, à Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e à Escola Básica e Secundária de Machico.

Neste momento, encontra-se a decorrer a Campanha de Prevenção do Cancro da Pele “Com o Sol Não Se Brinca”, que visa a transmissão de conhecimentos sobre os malefícios da exposição solar e os cuidados a ter neste âmbito, por forma a prevenir o cancro da pele. O projeto visitou já seis escolas, nomeadamente a Escola EB1/PE do Boliqueime, a EB1/PE do Lombo Segundo, EB1/PE do Galeão, o Externato de Nossa Senhora da Conceição, a Escola Santo Condestável e o Externato de S. Francisco de Sales – Prazeres, envolvendo 355 alunos.

Nas próximas semanas, a campanha deverá decorrer em algumas praias e complexos Balneares da Região.