Sociedade

Covid-19: Madeira apoia empresas com 2,5ME na adaptação às regras higieno-sanitárias

O Governo da Madeira aprovou hoje um sistema de financiamento às micro, pequenas e médias empresas, no valor de 2,5 milhões de euros, face às novas condições de distanciamento social e de higiene no contexto da Covid-19.

Covid-19: Madeira apoia empresas com 2,5ME na adaptação às regras higieno-sanitárias

© DR

"São despesas exequíveis a aquisição de equipamentos de proteção individual, de materiais de higienização, alteração do 'layout' de funcionamento, novos métodos de organização do trabalho e de relacionamento com os clientes e fornecedores", refere o executivo, em comunicado, após reunião do conselho do Governo Regional.

O novo sistema de apoio designa-se "ADAPTAR-RAM".

O governo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, autorizou, por outro lado, uma alteração aos contratos de serviço público de transporte rodoviário de passageiros, que permitirá um adiantamento parcial do pagamento por conta das indemnizações compensatórias de 2020, compensando a perda parcial da receita, que rondou os 90% no período de confinamento.

"O objetivo é reforçar a tesouraria das empresas de transporte público de passageiros que operam na região, contribuindo assim para evitar falhas nos serviços prestados", lê-se no comunicado.

A medida envolve o adiantamento do pagamento por conta das indemnizações compensatórias nos meses de maio, junho e julho, em cerca de 566 mil euros/mês.

"O correspondente ajuste de redução verificar-se-á nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano", esclarece o executivo, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque.

Foi também autorizada a transferência de 5,9 milhões de euros do Instituto de Segurança Social da Madeira para a Vice-Presidência do Governo Regional, correspondente a 50% da dotação orçamentada para financiamento das políticas ativas de emprego e valorização profissional.

O executivo aprovou, por outro lado, um louvor aos docentes, técnicos e demais colaboradores pelo projeto 'Telensino: Estudar com Autonomia', apresentando, em nome da população e das comunidades educativas, os "melhores agradecimentos" pelo "exímio esforço e irrepreensível espírito de missão".

O arquipélago da Madeira mantém o total de 90 casos de Covid-19 há 22 dias consecutivos, com 71 doentes recuperados e 19 ainda ativos, mas sem necessidade de cuidados hospitalares.

Em Portugal, morreram 1.369 pessoas das 31.596 confirmadas como infetadas, e há 18.637 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

C/Lusa