Sociedade

Covid-19: Madeira com 12 novos casos de transmissão local

Nas últimas 24 horas, a Região apresentou 12 novos casos de transmissão local, elevando para 779 o total de casos confirmados, 207 dos quais ativos, divulgou, este domingo, o IASAÚDE.

Covid-19: Madeira com 12 novos casos de transmissão local
Hoje há 12 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 779 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Trata-se de casos de transmissão local, todos associados a contextos e contactos de casos positivos anteriormente identificados.

Sobre os casos confirmados hoje, a assinalar que:

Três casos dizem respeito a crianças (n =3, com idades entre os 8 e os 12 anos) que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Santa Cruz e Funchal. O plano de contingência dos respetivos estabelecimentos está ativo.

Um caso diz respeito a um adulto com atividade profissional num estabelecimento de ensino, no concelho de Machico. O plano de contingência do respetivo estabelecimento estará ativo.

Um caso diz respeito a um profissional de saúde do SESARAM, EPERAM, com atividade profissional também numa instituição da área social, no concelho de Machico. Os planos de contingência das respetivas unidades foram ativados e a investigação epidemiológica está em curso.

Hoje há mais 1 caso recuperado a reportar. A região passa a contabilizar 570 casos recuperados de COVID-19.

Até à data, foram registados 2 óbitos associados à COVID-19 na RAM.

São 207 os casos ativos, dos quais 47 são casos importados identificados no contexto das
atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 160 são casos de transmissão
local. Relativamente à residência dos casos ativos, 30 são não-residentes e 177 são residentes na RAM.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 33 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 172 em alojamento próprio e 2 pessoas permanecem internadas - 1 na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19 e 1 doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.

Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1296 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No que respeita a vigilância de viajantes, 6818 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

No total, há 80 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 10 provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 70 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM, EPERAM.

Investigações epidemiológicas estão em curso.
Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 18189 chamadas, mais 72 chamadas nas últimas 24h.