Sociedade

Funchal investiu 15 mil euros na igreja da Senhora do Perpétuo Socorro

Funchal investiu 15 mil euros na igreja da Senhora do Perpétuo Socorro

© CMF

A Câmara do Funchal investiu 15 mil euros em obras de beneficiação da igreja da Senhora do Perpétuo Socorro, na freguesia de Santa Maria Maior, visando reparar a cobertura do edifício, uma intervenção hoje visitada pelo vice-presidente da autarquia.

“O protocolo de apoio financeiro estabelecido com a paróquia de Santa Maria Maior surgiu de um pedido de apoio formalizado pela Confraria do Santíssimo Sacramento à autarquia, após terem sido verificadas infiltrações na cobertura do edifício, que representariam um fator de desgaste e de risco para o mesmo”, disse Miguel Gouveia Silva.

Este templo data do século XVIII, tem características barrocas, com uma fachada marcada por cantaria rija da ilha e com portas de madeira originais, sendo anualmente ali prestada homenagem a São Tiago Menor, padroeiro protetor da cidade.

O evento, uma procissão do Voto da Cidade, percorre as ruas da Zona Velha do Funchal e termina sempre na Igreja do Socorro, numa tradição que remonta a 1538, recordando a altura em que “a cidade foi assolada por um surto de peste e as autoridades camarárias entregaram a guarda da saúde dos habitantes do Funchal a São Tiago Menor, que se tornou então padroeiro da cidade”.


LUSA