Sociedade

Funchal lança novo mapa turístico para jovens viajantes

Mapa “Use-it” quer ser aquele amigo do amigo em casa de quem estamos a pernoitar e que ao pequeno almoço nos rabisca num guardanapo dicas acerca daquilo que não devemos mesmo perder, desde o tasco da esquina ao miradouro escondido

Funchal lança novo mapa turístico para jovens viajantes

© DR

A cidade do Funchal já tem um mapa “Use-it” o novo mapa turístico feito por habitantes locais e dedicado aos jovens viajantes.

A apresentação oficial do projeto acontece na próxima sexta-feira 23 de Junho às 19h, no Museu Café, na Praça do Município. O “Use-it” é um serviço de informação turística gratuita para viajantes independentes. Faz uma abordagem personalizada dos interesses e necessidades dos viajantes, promovendo um tipo de turismo genuíno através da descoberta ativa da cidade real tal como ela é vivida pelos habitantes locais e de acordo com uma filosofia não-comercial.

Através de roteiros turísticos em formato desdobrável, mas também websites e uma aplicação para smartphones, as publicações “use-it” fornecem a informação desejada por um público-alvo específico: viajantes independentes com o orçamento controlado. O novo mapa visa ser aquele amigo do amigo em casa de quem estamos a pernoitar e que ao pequeno almoço nos rabisca num guardanapo dicas acerca daquilo que não devemos mesmo perder, desde o tasco da esquina ao miradouro escondido. O estilo é informal, bem-humorado, sempre uma perspectiva alternativa, inusitada e curiosa.

O conceito existe desde 1971 em Copenhaga, sendo que foi em 2007 que as iniciativas da Bélgica, Dinamarca, Noruega e Holanda se juntaram para fundar a Use-it Europe, desde então sempre mantida como uma organização sem fins lucrativos. O “Use-it” existe actualmente em cerca de 40 cidades na Europa – como Bruxelas, Oslo, Praga, Belgrado, Liubliana, Bolonha, Utrecht, Dresden ou Nantes – e detém uma rede internacional em crescimento que conta também com alguns postos de turismo próprios direcionados para jovens.

O projeto que chega agora ao Funchal será distribuído gratuitamente, em inglês e em português, nos postos de turismo da cidade, hostels e outros locais seleccionados no Funchal e pela ilha. A versão digital está disponível para download na página da Use-it Europe e a aplicação para smartphones, com os mesmos conteúdos da versão impressa e de funcionamento totalmente em modo offline, pode ser descarregada sem custos na AppStore da Apple.