Sociedade

Marcelo elogia coragem de emigrantes portugueses nos EUA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje, em Nova Iorque, a coragem das comunidades portuguesas nos Estados Unidos durante a pandemia de covid-19 e as ajudas preciosas que prestaram às famílias em Portugal.

Marcelo elogia coragem de emigrantes portugueses nos EUA
“A humanidade está a atravessar um período muito difícil e eles [emigrantes] têm sido corajosíssimos, e em particular os nossos compatriotas aqui nos Estados Unidos da América têm sido muito corajosos, muito determinados e muito solidários e têm ajudado muitíssimo as suas famílias em Portugal”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas.

O Presidente da República pronunciou-se antes de entrar na sede da Organização das Nações Unidas, onde António Guterres prestou juramento pela segunda vez como secretário-geral.

“Assim como nós lá dentro [em Portugal] fizemos por espírito cívico exemplar de sacrificar-nos, o sacrifício foi maior para os irmãos espalhados pelo mundo”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em simpatia com emigrantes que durante quase dois anos não puderam ir a Portugal, desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020.

O Presidente mostrou esperanças que uma parte dos emigrantes possa viajar para Portugal durante este verão, mas, devido a “dificuldades de circulação” ou encerramento de fronteiras dos países, ainda se preveem entraves às viagens.

O Presidente da República terminou a mensagem com “um grande abraço para todos”.

C/Lusa