Sociedade

Nove mil participantes na «Hora do Código»

Atividade da Direção Regional de Educação, que decorre entre os dias 6 e 11 de dezembro, conta já com 80 escolas inscritas.

Nove mil participantes na «Hora do Código»
A Direção Regional de Educação (DRE) promove, entre os dias 6 e 11 de dezembro, a atividade Hora do Código, com o objetivo desenvolver e integrar as Ciências da Computação nos contextos educativos da Região Autónoma da Madeira (RAM).

Esta iniciativa assinala igualmente o aniversário da Almirante Grace Murray Hopper, pioneira da Computação.

A DRE, enquanto parceira internacional do projeto Code.org, tem dinamizado a Hora do Código nos últimos anos nas escolas do ensino básico e secundário.

Este ano, vários parceiros internacionais, de diferentes locais do mundo, deixaram uma mensagem de apoio à Hora do Código na RAM, reforçando a ideia de que o trabalho realizado por professores, alunos e escolas é reconhecido dentro e fora de portas.

O tema central da Hora do Código 2021 é “As Ciências da Computação em todo o lado”, e, nesta perspetiva, pretende-se que os alunos observem e identifiquem as diferentes aplicações e utilidades das Ciências da Computação, evidenciando a sua criatividade, na resolução de problemas, no avanço da investigação, na criação de arte, na implementação de estruturas seguras e saudáveis, e muito mais.

Esta edição de 2021, contornando todas as dificuldades que a pandemia tem colocado nos diversos contextos educativos, já conta com cerca de 80 escolas inscritas e perto de 9000 participantes.