Sociedade

Paramentos episcopais com Bordado Madeira oferecidos ao bispo

O bispo do Funchal recebeu hoje do Governo Regional paramentos episcopais com aplicações em Bordado Madeira no âmbito das comemorações dos 500 anos da escolha de São Tiago Menor como padroeiro principal da Diocese do Funchal.

Paramentos episcopais com Bordado Madeira oferecidos ao bispo
A informação foi hoje divulgada pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural do governo madeirense, na qual se lê que os paramentos episcopais são em cor vermelha, com aplicações em Bordado Madeira em linha dourada.

A oferta teve lugar no Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), salientando o responsável da Secretaria Regional, Humberto Vasconcelos, que este trabalho “enaltecia a importância e singularidade das mãos das bordadeiras da Madeira”.

“Considerando que uma das missões do IVBAM é promover, salvaguardar e proteger a marca Bordado da Madeira, esta foi também uma forma de promover uma das artes mais antigas da etnografia e da cultura madeirense, que estiveram em grande evidência nos paramentos do bispo do Funchal”, é referido ainda no mesmo documento.

C/Lusa