Sociedade

Tolentino Mendonça é o orador principal do I Congresso Mundial da Diáspora Portuguesa

A cidade do Porto vai acolher o primeiro Congresso Mundial de Redes da Diáspora Portuguesa nos dias 13 e 14 de julho.

Tolentino Mendonça é o orador principal do I Congresso Mundial da Diáspora Portuguesa
Este congresso vai reunir diversos protagonistas portugueses e luso-descendentes espalhados por todo o mundo e dos mais diversos setores de atividade.

O discurso de abertura do Congresso ficará a cargo do arcebispo José Tolentino Mendonça, responsável pela Biblioteca Vaticana e também poeta. Natural da Madeira, Tolentino Mendonça fez uma reflexão relevante sobre a diáspora portuguesa e a sua importância para a inclusão de Portugal no Mapa do Mundo. 

O congresso é organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em parceria com a Câmara do Porto, para promover a reflexão sobre o trabalho realizado com as comunidades portuguesas e debater perspetivas futuras.

O encontro no Porto terá como objetivos a avaliação do trabalho desenvolvido com as várias redes externas, nomeadamente redes de apoio à língua e à cultura, de apoio a ciência e ao conhecimento, de cidadãos luso-eleitos, das comunidades portuguesas, dos órgãos de comunicação social da diáspora e as redes dos empreendedores.

Até o final de abril, mais de 200 pessoas, de 30 países, já se tinham inscrito para participar nesta iniciativa.