Sociedade

UMa venceu prémio FLAD/OPP-Saúde Mental no Ensino Superior

A Universidade da Madeira (UMa) é uma das três Instituições vencedoras da primeira edição do Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior.

UMa venceu prémio FLAD/OPP-Saúde Mental no Ensino Superior
Este programa resulta de uma parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com o alto patrocínio da Presidência da República, recebeu 32 candidaturas. 

O júri composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Maria da Conceição Bento, diretora-geral do Ensino Superior, selecionou três projetos para receberem o apoio do programa.
 
O projeto Wellbeing UMa, com foco no desenvolvimento das competências sócio-emocionais dos alunos e na criação de uma rede de apoio coesa e solidária entre eles e outros grupos do universo universitário, este projeto introduz a criação de Embaixadores de Saúde Mental. 

Trata-se de estudantes universitários que, em regime de voluntariado, serão envolvidos e formados para poderem desenvolver, implementar e acompanhar as atividades ao abrigo deste projeto. Os wellBEING Spots envolvem Artes, Desporto, Escrita Criativa, Musicoterapia, Leituras ao Ar Livre e até um Cruzeiro Filosófico, sempre com vista ao desenvolvimento da literacia psicológica e a facilitar a autoexpressão, autoconsciência e interação social.
 
De acordo com o júri, “este projeto vem no seguimento de um trabalho já realizado pela Universidade da Madeira e irá ser um contributo importante para a consolidação do ambiente e da identidade desta Instituição de Ensino Superior. É muito transversal e muito sólido, quer do ponto de vista teórico, quer prático”.
 
Os projetos selecionados são apresentados esta sexta-feira dia 30 de setembro durante a 5ª edição do Congresso OPP, em Aveiro.