Ouvir
Especial Desporto Primeira Liga
Em Direto
Especial Desporto Primeira Liga Sporting-Setúbal e Porto-S.Braga

Concertos

Festival Cantar Abril

Apoio Antena 1!

|

Festival Cantar Abril

Está de regresso mais uma edição do Festival Cantar Abril.
Ana Sofia Carvalheda tem detalhes para quem quem concorrer a esta iniciativa da Camâra Municipal de Almada.

*****

O Festival Cantar Abril, é um concurso de música de intervenção, de características únicas no país, ao qual são submetidos trabalhos de recriação de obrasde autores tão importantes como Zeca Afonso, Fausto, Sérgio Godinho, José Mário Branco, entre outros, mas também temas inéditos que, pretendem, de igual modo, fazer da palavra e da música um instrumento de mudança e de luta por uma sociedade mais justa e democrática.

A pertinência do Festival Cantar Abril, concurso de música de intervenção com periodicidade bienal organizado pela Câmara Municipal de Almada desde 2007 (vai em 2017 realizar-se a sua 6ª edição) advém, efectivamente, do contributo que este género musical pode ainda dar para a prossecução da defesa de ideais que, como a liberdade e a democracia, não perdem nunca a sua razão de ser e por se constituir, cada vez mais, como o espaço, por excelência, da afirmação de novos valores no âmbito “desta” música.

Cada edição do Festival Cantar Abril é antecedida de um concerto de lançamento que se realiza em finais de Outubro do ano anterior ao da sua realização, uma vez que as candidaturas abrem logo no primeiro dia de Novembro.
Este ano, o lançamento estará a cargo de Sérgio Godinho que nos trará o seu concerto Liberdade, concerto, concebido a partir de uma canção composta em 1974, e publicada nesse mesmo ano no álbum À Queima Roupa, onde o músico revê, através do seu repertório, a vivência do Portugal democrático. Este concerto terá lugar no dia 28 de outubro, às 21h30, no antigo cinema da Academia Almadense, situado no centro histórico de Almada.

Mais se informa que a fase das candidaturas à 6ª edição decorrerá, conforme previsto em regulamento, de 1 de Novembro de 2016 a 31 de Janeiro de 2017 e que, depois de avaliadas pelo júri e selecionados os candidatos a concurso, as eliminatórias terão lugar nos dias 21 e 22 de Abril (em local a definir) e a final no dia 30 de Abril no Teatro Municipal Joaquim Benite.


Mais informação em www.m-almada.pt/cantarabril