Helder Silva/Patrícia Machado/Paulo Jorge/António Nunes

Já está a decorrer uma grande operação informativa da RTP para assinalar os 40 anos do 25 de abril. Um dos palcos desta operação está instalado em Grândola, onde se encontra já o repórter Hélder Silva. Outro grande palco é a fragata Vasco da Gama, mesmo no meio do Tejo.

    Ana Martins/Luís Moreira

    O Oceanário de Lisboa vai ser concessionado a privados, é uma das medidas que fazem parte do programa que está a ser avaliado pela troika. No relatório da 11ª avaliação divulgado pela Comissão Europeia incluem-se ainda novos programas de rescisões amigáveis sobretudo com professores. Para as contas do Estado entram também cortes e fusões de organismos dos ministérios.

    Magda Rocha/André Castro Ribeiro/Paulo Maio Gomes/Pedro Amanajás/Guilherme Terra

    Pode ter sido uma praxe académica a provocar a queda do muro que ontem matou três estudantes da Universidade do Minho, em Braga. Os alunos faziam uma espécie de desafio no cimo do muro que acabou por desabar. O Ministério Público está a investigar as circunstâncias que provocaram o acidente.

    Luís Filipe Fonseca/André Castro Ribeiro/Pedro Oliveira Pinto/Paulo Maio Gomes/Guilherme Brízido

    Há muito que os moradores alertavam para a falta de segurança da estrutura que ruiu em Braga. O risco de acidente foi notícia no imprensa há dois anos, a câmara diz que não foi apresentada qualquer queixa formal. As primeiras peritagens foram feitas já esta manhã.

    O Governo vai fechar o Documento de Estratégia Orçamental na próxima segunda-feira. A reunião do Conselho de Ministros foi antecipada uma vez que o Governo tem de apresentar até 30 de Abril o chamado o documento que define a estratégia de consolidação orçamental para os próximos quatro anos. Nessa reunião vai ser ainda discutido o guião da reforma do estado, um documento a cargo do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas. O governo deverá ainda reunir-se extraordinariamente na próxima semana para decidir qual a forma de saída do programa de assistência financeira. Um anúncio que poderá ser feito no primeiro fim de semana de maio.

    O Tribunal da Relação confirmou a absolvição de Carlos Cruz, Hugo Marçal, Gertrudes Nunes e Carlos Silvino no caso Casa Pia relativamente aos crimes de Elvas. O advogado da Casa Pia garante que não pode mais recorrer desta decisão.

    Patrícia Cracel/Arquivo RTP/Guilherme Brízido

    Paulo Portas foi ouvido como testemunha no âmbito do processo dos submarinos. O Ministério Público ouviu o vice-primeiro ministro que decidiu não depor por escrito. A compra dos submarinos está em investigação desde 2006.

      Fátima Pinto/Marques de Almeida

      As autoridades alteraram a estratégia para encontrar o homem que matou duas mulheres e feriu outras duas há uma semana, em Valongo dos Azeites. As operações de busca vão ser agora alargadas. As autoridades acreditam que o suspeito dos homicídios já não está no concelho de São João da Pesqueira.

      Graça Andrade Ramos, RTP

      O primeiro ministro de Israel afirmou que nunca irá negociar com um governo palestiniano "apoiado por uma organização terrorista" cujo principal objetivo é a destruição de Israel. Ao início da tarde, o Governo israelita anunciou a suspensão das negociações de paz com os palestinianos, devido ao acordo de reconciliação firmado na quarta-feira entre os dois grupos rivais palestinianos, Fatah e Hamas, que pôs fim a sete anos de rutura.

        António Mateus

        Confrontos entre militares ucranianos e militantes pró-russos provocaram pelo menos"cinco mortos" em Slaviansk, no leste da Ucrânia. Moscovo já avisou Kiev que não aceita esta ofensiva e iniciou manobras militares junto à fronteira ucraniana.

        Paula Martinho da Silva/Marcelo Sá Carvalho

        São esperados em Roma 800 mil peregrinos para assistir às canonizações dos Papas João XXIII e João Paulo II. Os dois Papas serão proclamados santos no próximo domingo.

          RTP com Lusa

          Pedido pela Associação 25 de Abril e realizado pela Eurosondagem, um estudo de opinião sobre "o "25 de Abril em Portugal" mostra que a maioria dos inquiridos considera que os valores conotados com a Revolução, nomeadamente a Liberdade, a Democracia, a Paz e a Justiça Social, são pouco ou nada respeitados pelo poder.

          Em Destaque

          • O capitão de Abril Vítor Crespo considera que, se houvesse um plebiscito sobre o assunto, os militares de abril falariam na Assembleia da República nesta altura em que passam 40 anos da data.

          • Pela primeira vez, a filha de Marcelo Caetano e Otelo Saraiva de Carvalho estiveram juntos num debate. Foi durante a conferência "A Ditadura Portuguesa".

          • O programa de ajustamento português vai ser avaliado por uma entidade independente. A troika anunciou aos parceiros sociais que, dentro de seis meses, os resultados serão divulgados. Uma revelação que apanhou de surpresa o primeiro-ministro.

          • Três antigos chefes de Estado portugueses apelam a mais igualdade para haver mais liberdade em Portugal. No encerramento da conferência "A Ditadura Portuguesa", Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio não pouparam críticas à forma como o país está a ser governado.

          • É uma tradição antiga que se repete todos os anos - os lavradores da Moita vão ao Santuário de Nossa Senhora d'Aires, em Viana do Alentejo, e todos querem benzer os animais.

          • Há uma nova editora no mercado do livro digital. É exclusiva para quem começa a dar os primeiros passos na escrita. É uma aposta do grupo Porto Editora para lançar novos autores portugueses.

          Pub

          Informação

          • Assaltadas caixas multibanco em Sintra e Loures

            Assaltadas caixas multibanco em Sintra e Loures

          • Festa do Alvarinho conhece a edição 20

            Festa do Alvarinho conhece a edição 20

          • Quinta do Pisão é o melhor destino turístico sustentável

            Quinta do Pisão é o melhor destino turístico sustentável

           

           

          + Lidas e + Comentadas

          • + Lidas
          • + Comentadas

          Noticiários

          • Telejornal (2ª parte)

            Telejornal (2ª parte)

            Data exibição: 2014-04-24

            Duração: 00:26:00

          • Telejornal (1ª parte)

            Telejornal (1ª parte)

            Data exibição: 2014-04-24

            Duração: 00:29:14

          • Jornal da Tarde (2ª parte)

            Jornal da Tarde (2ª parte)

            Data exibição: 2014-04-24

            Duração: 00:12:16

          • Jornal da Tarde (1ª parte)

            Jornal da Tarde (1ª parte)

            Data exibição: 2014-04-24

            Duração: 00:47:58

           

           

          A Frase

          Nos próximos 40 anos, a democracia enfrenta, em Portugal e na Europa, o maior de todos os desafios - o da sua própria existência. E, no limite, a garantia de liberdade, de independência e da soberania dos povos. É que não basta afirmar a democracia como o regime em que o povo detém a soberania dos poderes legislativo e executivo. Uma forma de governo em que os cidadãos exercem, diretamente ou através de representantes eleitos livremente, o poder e a responsabilidade cívica. É necessário ir mais além do que o mero conceito teórico e assumir a democracia como um conjunto de princípios e práticas que institucionalizam a liberdade, respeitem a vontade da maioria e protejam os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

          Fausto Coutinho, Diário Económico

          A RTP nas redes Sociais

          •  
            Facebook
          •   Twitter
             seguidores
          •   Youtube
             seguidores

          A imagem

          Cultura

          Milonga

          Jochen Luebke, EPA

          Era coisa de homens. Frequentadores de lupanares, dizia-se. Marinheiros de má rês. É o tango, talvez a mais bela das danças. Aqui por um par da companhia Sidi Larbi Cherkaoui, nos ensaios para um festival de dança em Wolfsburg, Alemanha.

          Cinemax

          • João Lopes Nos bastidores da guerra Os bastidores da Segunda Guerra Mundial continuam a ser tema das mais diversas produções: em "Diplomacia", o veterano alemão Volker Schlöndorff, evoca o momento decisivo, em 1944, em que os alemães se preparam para destruir Paris....

          Votação

          Vídeo e Áudio

          • Notícias
          • Programas
          • Diretos
          •  
          • Todos
          • Vídeos
          • Áudios