Filipa Costa

A partir do fim da tarde, a situação na Baixa lisboeta encontra-se normalizada, com numerosos turistas a circularem nas ruas ou a jantarem em esplanadas. Mas durante a tarde as ruas chegaram a parecer autênticos rios e uma altura de água de 60 cm chegou a ser frequente, arrastando caixotes, contentores, cadeiras. Uma livraria teve de lançar para o lixo todos os livros das prateleiras mais baixas.

A polémica da colocação de professores quase passava despercebida na sessão de abertura do ano letivo presidida pelo primeiro ministro no Conselho Nacional de Educação.

    Um muro ruiu dentro do Colégio Maria Pia, em Lisboa. Quatro jovens do colégio foram dados como desaparecidos, mas acabaram por ser localizados. Polícia, Bombeiros, INEM e Protecção Civil acorreram ao local, uma vez que se tratava de uma escola com seiscentos alunos. As causas do colapso do muro ainda estão por apurar. As aulas vão ser retomadas já amanhã com segurança.

    Joana França Martins/Paulo Maio Gomes/Miguel Cervan

    A chuva e a trovoada que caiu no norte do país levou a mais de cinquenta pedidos de ajuda só no Grande Porto. Na Lixa, um aluimento de terras destruiu uma das condutas de abastecimento de água, deixando dez mil habitantes sem acesso à agua.

    O banco britânico quer desinvestir no país, pelo que planeia encerrar balcões e reduzir mais de 350 postos de trabalho. O presidente executivo do Barclays tinha anunciado que a estratégia do grupo passa por áreas onde tem vantagem competitiva e que isso passava pela supressão de 14 mil empregos só este ano. Em maio, trabalhavam em Portugal 1600 funcionários e estavam abertas 147 agências.

    João Ricardo Vasconcelos/ Helena Sousa e Silva/ Silvia Brandão/ Paula Costa/ Carlos Matias/ Luciano Barreira/ Pedro Teodoro/ José Rui Rodrigues

    Muitos professores estão à espera de saber como é que vão ser corrigidos os erros das listas de colocação. Entre todos os concursos a decorrer, os sindicatos dizem que estão por preencher cerca de 5 mil vagas. Entretanto, são ainda muitas as escolas sem conseguir completar o cortpo docente.

    O Parlamento revelou que Passos Coelho não tinha regime de exclusividade entre 1995 e 1999 quando era deputado. O escalrecimento desmente assim uma denúncia anónima na Procuradoria-Geral da República, que acusava o primeiro-ministro de ter recebido pagamentos do grupo Tecnoforma quando estava no Parlamento em regime de exclusividade.

    Filipa Simas/Filipe Silva/Pedro Pessoa

    Os enfermeiros do Hospital São Francisco Xavier elaboraram um documento de desresponsabilização. O documento é válido sempre que os serviços estão abaixo dos minimos. Os enfermeiros querem mostrar o que dizem ser falhas no serviço de urgências.

    A taxa feita com base nos juros cobrados pelos bancos entre si desceu para valores nunca vistos a seis, nove e 12 meses. A Euribor a seis meses é a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, e desceu para menos de 0,2%. No prazo de nove e 12 meses, a Euribor fixou-se entre os 0,2% e os 0,3%,

    A nota é muito semelhante à que foi lançada na primeira série, mas apresenta elementos de segurança mais dificeis de copiar. O Banco de Portugal não consegue ainda garantir que todos os equipamentos de pagamento estejam prontos para receber a nova nota de 10 euros.

    Patrícia Cracel/Cristina Gomes

    Os patrões entendem que as empresas ainda não têm condições para aguentar aumentos nos custos com trabalhadores. Os sindicatos opõem-se ao prolongamento dos cortes e avisam que vão recorrer para o Tribunal Constitucional.

    RTP

    Milhares de estudantes da antiga colónia britânica de Hong Kong manifestaram-se a favor de eleições democráticas para o governo da cidade, dando início ao que está anunciado como uma semana de greve às aulas. Os estudantes contestam o tipo de eleições actual, em que só podem concorrer candidatos escolhidos por um colégio eleitoral inteiramente controlado pelas autoridades partidárias.

      Raquel Ramalho Lopes/ Luís Vilar

      O Estado Islâmico pediu aos militantes para atacarem cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e França. Os fundamentalistas islâmicos querem responder assim à coligação ocidental criada pelos Estados Unidos para os combater.

      Em Destaque

      • As vespas asiáticas vêm do norte e não tarda, chegam a Lisboa. Há cada vez mais vespas asiáticas e menos abelhas. «Viver sob um ninho de vespas» grande reportagem de Célia de Sousa com pós produção áudio de Pedro Algarvio.

      • A presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado defende que o Governo deve repor em 2015 a totalidade do dinheiro que foi retirado aos funcionários públicos em 2011.

      • Rosário Lira (Antena 1) e António Costa (Diário Económico) entrevistam o secretário de estado dos assuntos fiscais.

      • A Escócia não é, na Europa, caso único de nação vivendo sob a égide de um Estado de várias nações. O referendo escocês colocou novamente na ribalta as nações com futuro por definir.

      • O cineasta que estreia o filme “Os gatos não têm vertigens” fala nesta entrevista sobre a sua carreira, sobre o cinema e o momento atual da Cultura portuguesa.

      • O maior galardão no mundo para a área da oftalmologia foi entregue a sete cientistas.

      Pub

      Noticiário Antena 1

      Informação

      • Um alerta global para as alterações climáticas

        Um alerta global para as alterações climáticas

      • Impressora 3D equipa a Estação Espacial Internacional

        Impressora 3D equipa a Estação Espacial Internacional

      • Asma atinge centenas de milhares em Portugal

        Asma atinge centenas de milhares em Portugal

       

       

      + Lidas e + Comentadas

      • + Lidas
      • + Comentadas

      Noticiários

      • Telejornal (2ª parte)

        Telejornal (2ª parte)

        Data exibição: 2014-09-22

        Duração: 00:06:01

      • Telejornal (1ª parte)

        Telejornal (1ª parte)

        Data exibição: 2014-09-22

        Duração: 00:48:54

      • Jornal da Tarde (2ª parte)

        Jornal da Tarde (2ª parte)

        Data exibição: 2014-09-22

        Duração: 00:12:46

      • Jornal da Tarde (1ª parte)

        Jornal da Tarde (1ª parte)

        Data exibição: 2014-09-22

        Duração: 00:50:32

       

       

      A Frase

      O antigo presidente do Novo Banco mostrou-se "indisponível" para prestar esclarecimentos na comissão permanente de Finanças, alegando que já explicou tudo o que havia para explicar sobre a sua saída do banco. É confrangedor ver alguém, que já foi conselheiro de Estado, assumir uma atitude de desvalorização de uma das instituições da democracia. Esta indisponibilidade, além de poder ser lida como um sinal de arrogância, acaba por alimentar as especulações em torno do Novo Banco, em vez de as esclarecer por completo. Afinal, as pessoas medem-se pelos seus actos.

      Celso Filipe, Negócios

      A RTP nas redes Sociais

      •  
        Facebook
      •   Twitter
         seguidores
      •   Youtube
         seguidores

      A imagem

      Mundo

      Em fuga

      Foto: Ulas Yunus Tosun, EPA

      A progressão das forças extremistas do Estado Islâmico na Síria está a alimentar uma nova vaga de refugiados. Em três dias, perto de 100 mil pessoas atravessaram a fronteira com a Turquia.

      Cinemax

      • Drama Em Parte Incerta No quinto aniversário de casamento, Nick Dunne (Ben Affleck) relata que a sua bela esposa, Amy (Rosamund Pike), desapareceu.

      Votação

      Vídeo e Áudio

      • Notícias
      • Programas
      • Diretos
      •  
      • Todos
      • Vídeos
      • Áudios