Demolições no Bairro do Talude deixam dezenas de pessoas sem teto

por Sandra Henriques - Antena 1

Foto: Sandra Henriques - Antena 1

No concelho de Loures, no Bairro do Talude, dezenas de pessoas ficam esta noite sem teto. Hoje tem sido mais um dia de demolições de casas feitas de chapas e madeira.

A Câmara Municipal de Loures garante que está em causa a proteção da saúde pública, porque não há sequer esgotos neste morro.

É um monte com vista para o rio Tejo e para a Ponte Vasco da Gama, mas de difícil acesso. Para se chegar lá é preciso subir por estradas estreitas de pedras e terra batida. Foi por esse caminho que chegou ao bairro a repórter Sandra Henriques, que nos traz nesta reportagem o relato de um dia tenso para os moradores, que viram as casas a serem demolidas.

A autarquia de Loures afirma à Antena 1 que não há qualquer projeto urbanístico para a zona do Talude Militar, porque esta é uma área que não é legalizável, mesmo debaixo de linhas de alta tensão.

A Antena 1 tentou falar com a advogada dos moradores, que recusou gravar, tal como muitas das pessoas do bairro, vindas dos países africanos de língua portuguesa, que trabalham em Portugal e fazem descontos para a Segurança Social.
PUB