ÁREAS
SECÇÕES
ESPECIAIS
EM DIRETO
NEWSLETTERS
SIGA-NOS
Portugal celebrou o 50.º aniversário do 25 de Abril com um programa de comemorações alargado, que incluiu a tradicional sessão solene no Parlamento e o desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Ao longo da tarde de quinta-feira, milhares de pessoas desfilaram em Lisboa, no Porto e Coimbra para celebrar os 50 anos do 25 de abril.
Muita coisa mudou depois da Revolução, desde a forma de pensar à forma de vestir. Mas a maior conquista de Abril terá sido a liberdade de expressão, que se manifestou logo nos primeiros dias.
No final da década de 1990, Herman José tornou célebre, com a personagem Artista Bastos e a frase "onde é que tu estavas no 25 de Abril?". A citação é repetida desde então e são poucos os que não a conhecem.
As imagens da rendição de Marcello Caetano na chaimite Bula foram captadas há 50 anos pela RTP e distribuídas ao final da noite pela Eurovisão para todo o mundo.
Em Washington, o 25 de Abril está a ser comemorado com vinhos verdes. A promoção viaja por quatro cidades dos Estados Unidos e integra as comemorações da Embaixada de Portugal.
O artista português Bordalo II colocou uma caixa de medicamentos em cima da campa de António Oliveira Salazar, no cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão. O vídeo e as fotografias de mais uma polémica instalação artística estão publicados nas redes sociais do próprio.
Antes da Revolução - Final
Ação Revolucionária Abortada
Paulo Ferreira e Fausto Coutinho moderam debate com Luisa Schmidt e Jorge Morgado e a participação de Maria João Valente Rosa