Ouvir
Antena Aberta
Em Direto
Antena Aberta

Discos

Disco A1: Mariza

|

Disco A1: Mariza

MARIZA

"FADO TRADICIONAL"
EDIÇÃO: 26 DE NOVEMBRO

Concertos de apresentação mundial nos Coliseus:

-Porto     25 de Novembro
-Lisboa   29 de Novembro e 30 de Novembro (DATA EXTRA)

"Fado Tradicional", o novo disco de Mariza, atingiu o galardão de platina no dia de edição, por vendas superiores a 20 000 unidades.



**************
Depois de quase 10 anos de viagens musicais pelo mundo, Mariza, recorda em conversa com Ana Sofia Carvalheda, a sua infância e os fados tradicionais que cantava na taberna dos pais na Mouraria.
Percorra o último disco da fadista e  fique a saber como vão ser os  concertos no Coliseu do Porto, dia 25 , e em Lisboa, dia 29 de Novembro nesta conversa que a fadista teve com a Ana Sofia Carvalhêda.








Depois de nove anos de viagens pelo mundo, Mariza regressa com "Fado Tradicional" às raízes do Fado.
A viagem que começou em 1991 - ano de edição do disco de estreia "Fado em Mim" -  e que tem corrido mundo e públicos tão distintos deixou inevitavelmente a sua marca em Mariza enquanto ser humano, mulher e artista e faz constantemente renascer a voz e a emoção da cantora. Desse renascer vem o sopro sobre o que sempre esteve presente - o Fado.
Mariza encontra agora o momento certo para lançar um novo olhar sobre as suas raízes e sobre o que sempre permaneceu no seu trabalho. Como uma tatuagem, o fado tradicional esteve sempre na pele de Mariza e surge agora mais maduro e experimentado.
Em "Fado Tradicional", Mariza canta, em tom de homenagem, poetas e fados de sempre que a marcaram desde a infância e junta a eles a contemporaneidade e visão pessoal que a caracterizam.
A propósito do novo disco, escreve o musicólogo Rui Vieira Nery: "Mariza regressa, pois, aqui às próprias raízes do Fado "clássico", mergulhando por completo nas tradições mais autênticas e mais consagradas pelo tempo de um género de que é hoje um expoente consagrado. Mas ao mesmo tempo continua atenta a uma nova geração de jovens compositores como Sérgio Dâmaso, e estimula os seus acompanhadores a apoiá-la nesta viagem como um suporte instrumental assumidamente contemporâneo e por vezes ousadamente experimental. Mais uma vez oferece-nos a sua mistura tão especial do velho e do novo, mas sempre só o melhor".
Sucessor do multiplatinado Terra, editado em Junho de 2008, "Fado Tradicional", o quinto álbum de estúdio de Mariza, foi gravado em pleno coração da capital , no Lisboa Estúdios entre Julho e Setembro último pelo musico e produtor  Diogo Clemente.
Com edição a 29 de Novembro, o novo disco estará disponível nas seguintes edições: "Edição Standard" - CD com 12 fados; "Edição Especial" - CD com 12 fados + 2 fados extra; e "Edição Digital".
A apresentação mundial do disco acontecerá nos Coliseus do Porto e Lisboa a 25 e 29 de Novembro, respectivamente. Um espectáculo cujo cenário é desenhado pelo prestigiado arquitecto Frank Gehry.

Com mais de 30 discos de platina em apenas nove anos de carreira editorial, Mariza reúne o reconhecimento do público e crítica mundial; ao longo dos anos tem esgotado muitas das salas de espectáculo mais prestigiadas nos cinco continentes - da Ópera de Sidney ao Royal Albert Hall em Londres passando pelo Carnegie Hall em Nova Iorque. Mais: o reconhecimento já lhe valeu duas nomeações para os Grammys e importantes galardões como o MIDEM European Border Breaker Award ou o prémio da BBC para Melhor Artista Europeia de World Music.

Alinhamento"Fado Tradicional"

01. FADO VIANINHA * Fado Vianinha * (Francisco Viana)
02. PROMETE, JURA * Fado Sérgio * (Maria João Dâmaso / Sérgio Dâmaso)
03. AS MENINAS DOS MEUS OLHOS * Fado Alfacinha * (Fernando Pinto Ribeiro / Jaime Santos)
04. MAIS UMA LUA * Fado Varela * (Diogo Clemente / Reinaldo Varela)
05. DONA ROSA * Fado Bailarico * (Fernando Pessoa / Alfredo Marceneiro)
06. AI, ESTA PENA DE MIM * Fado Zé António * (Amália Rodrigues / José António Guimarães Serôdio)
07. NA RUA DO SILÊNCIO * Fado Alexandrino * (António Sousa Freitas / Joaquim Campos)
08. ROSA DA MADRAGOA * Fado Seixal * (Frederico de Brito / José Duarte)
09. BOA NOITE SOLIDÃO * Fado Carlos Da Maia * (Jorge Fernando)
10. DESALMA * Fado Alberto * (Diogo Clemente / Miguel Ramos)
11. MEUS OLHOS QUE POR ALGUÉM * Fado Menor do Porto* (António Botto / José Joaquim Cavalheiro Jr.)
12. PROMETE, JURA com Artur Batalha * Fado Sérgio * (Maria João Dâmaso / Sérgio Dâmaso)

 
Temas-extra Edição Especial:

13. OLHOS DA COR DO MAR * Fado Amora * (João Ferreira-Rosa e Óscar Alves / Joaquim Campos)
14.LAVAVA NO RIO, LAVAVA * Fado Lavava No Rio, Lavava * (Amália Rodrigues / Fontes Rocha)

Mariza