Ouvir
Linha do Horizonte
Em Direto
Linha do Horizonte José Candeias / Noémia Gonçalves

Os Dias da Rádio

Maratona da Saúde 2020

3ª e 4ª feira às 15h40

|

Maratona da Saúde 2020

Devido à crise global do coronavírus - COVID-19, a rubrica "Maratona da Saúde 2020" encontra-se suspensa.

***

A Maratona da Saúde 2020 (7ª Edição) é dedicada às Doenças Raras

Sabia que, em conjunto, as doenças raras podem afetar cerca de 800 mil pessoas em Portugal, e uma grande percentagem são crianças?
Será o Raro assim tão Raro é o mote da Maratona da Saúde que com a sua ajuda vai apoiar cientistas de excelência na área das Doenças Raras.

Às 3ª e 4ª feiras  às 15h40 na Antena1:

  • 2ª feira 2 Março (Apresentação - Directo): Sofia Rodrigues – Maratona da Saúde (Ouvir na Play)
Sofia Rodrigues é uma das fundadoras e diretora executiva da Maratona da Saúde. A Maratona da Saúde dedica a sua 7ª edição às Doenças Raras que, no seu conjunto, estima-se que sejam mais de 6000 doenças e que afetem cerca de 6% da população portuguesa.
“Será o Raro assim tão Raro?” é o mote da Maratona da Saúde nesta 7ª edição dedicada às doenças Raras. Descubra mais, nesta conversa na Antena1..

  • 5ª feira 5 de Março: Dr. Joaquim Marques - O livro Branco das Doenças Raras (Ouvir na RTP Play)
O Dr. Joaquim Marques é Coordenador do grupo das Doenças Raras e Medicamentos Órfãos da P-BIO (Associação Portuguesa de Bio-Indústria), uma associação que representa várias empresas na área da saúde e visa, entre outros objetivos, promover a divulgação das doenças raras e dos medicamentos órfãos.
“Sabe o que são Medicamentos órfãos? Descubra mais, nesta conversa na Antena1...

  • 3ªfeira 10 março: Dra. Luísa Carvalho - Hipertensão Arterial Pulmonar (Ouvir na RTP Play)
A Dra. Luísa Carvalho é médica internista na Unidade de Doença Vascular Pulmonar do Hospital de Santo António no Porto (Centro Hospitalar Universitário do Porto- CHUP). Nesta entrevista irá falar sobre Hipertensão Arterial Pulmonar, uma doença rara de difícil diagnóstico por se confundir com outras doenças mais comuns.
Sabia que a Hipertensão Arterial Pulmonar tem como um dos seus sintomas os lábio roxos? Descubra mais, nesta conversa na Antena 1...

A prof. Dulce Brito é médica Cardiologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte, em Lisboa. Nesta entrevista irá falar sobre Amiloidose Cardíaca, uma doença rara com efeitos no coração que pode ser fatal. Sabia que a Amiloidose Cardíaca pode ser uma doença genetica que tem como um dos seus sintomas os lábio roxos? Descubra mais, nesta conversa na Antena 1... 


*****

Maratona da Saúde

A Maratona da Saúde (www.maratonadasaude.pt) é uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública, cuja missão é contribuir para o aumento da literacia na área da saúde, sensibilizar para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos inovadores e apoiar a investigação biomédica de excelência através dos Prémios Maratona da Saúde. À semelhança do que acontece noutros países, onde o formato tipo Telethon (maratona televisiva) já existe há mais de 30 anos, também em Portugal a Maratona da Saúde e a RTP, com o apoio de muitos outros parceiros, tem aliado o entretimento a temas de saúde e de ciência, contribuindo significativamente para a sensibilização nestas áreas e para o financiamento de cientistas.

Os temas escolhidos para as edições da Maratona da Saúde estão relacionados com doenças com grande impacto social e para as quais é necessária investigação científica de excelência para encontrar novos métodos preventivos, a cura ou terapias inovadoras que minimizem os efeitos destas doenças na sociedade. As 6 primeiras edições foram dedicadas ao Cancro (2 edições), Diabetes, Doenças Neurodegenerativas, Doenças Cardiovasculares e Doenças Autoimunes e Alergias e a 7ª edição está ser dedicada às Doenças Raras.

Ao longo das 6 edições já completas foram angariados pela sociedade civil acima de 400 mil euros, através dos espetáculos solidários anuais na RTP, eventos solidários e apoios de empresas. Esta verba está a permitir cumprir a missão da Maratona da Saúde, incluindo o financiamento do trabalho de 15 cientistas nestas áreas, através dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica."
Junte-se a nossa causa ligando o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou Consignando 0,5% do seu IRS sem custos para o doador (NIF_ 510 432 530).


Facebook: Maratona da Saúde