Ouvir
Café Plaza
Em Direto
Café Plaza Germano Campos

Concertos

Anders Hillborg | 21 Maio | 21h00

Grande Auditório

|

Anders Hillborg | 21 Maio | 21h00 Anders Hillborg | 21 Maio | 21h00

© Mark Allan / BBC



21 Maio | 21h00

Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco 
Produção: Pedro Ramos

Gravação pela BBC
no Barbican Hall, em Londres, 
a 22 de Fevereiro de 2020


Martin Fröst, clarinete
Carolin Widmann, violino
Orquestra Sinfónica da BBC
Direção de Sakari Oramo


Programa

Anders Hillborg (1954) 

- Fanfare

- Eleven gates

- Beast sampler

- Peacock tales – versão do concerto para clarinete e orquestra

- Concerto para violino e orquestra nº 1

- Through lost landscapes



© Sony Music Entertainment


Para saber mais sobre este concerto, clicar aqui.


É simples imergir uma música sedutora como a de Anders Hillborg. Este concerto insere-se num fim de semana que o Barbican Hall dedicou a este compositor sueco, sobre o qual o maestro Sakari Oramo diz que "tem uma maneira muito própria de escrever para orquestra".
Enquanto algumas das obras de Hillborg são paisagens naturais nórdicas tradicionais, construídas com amplitude espacial e atmosfera cinematográfica, o seu concerto para clarinete Peacock Tales é menos abstrato e mais imediato, adaptado ao talento teatral e comunicativo do solista Martin Fröst.
Após a estreia no Reino Unido do Concerto para violino e orquestra nº 1, um novo trabalho de Hillborg, encomendado pela BBC, finaliza este concerto.


@ Mats Lundqvist

Anders Hillborg teve as suas primeiras experiências musicais cantando em coros e envolvendo-se em várias formas de música improvisada. De 1976 a 1982, estudou contraponto, composição e música eletrónica no Royal College of Music em Estocolmo, onde teve como professores Gunnar Bucht, Lars-Erik Rosell, Arne Mellnäs e Pär Lindgren. 
Uma fonte importante de inspiração foi Brian Ferneyhough, professor visitante na época.
Além de cargos de professor ocasionais, Hillborg é compositor independente desde 1982. A sua esfera de atividade é extensa, abrangendo música orquestral, coral e de câmara, além de músicas para filmes e música pop.
A música orquestral de Anders Hillborg foi dirigida por conceituados maestros, como Esa-Pekka Salonen, Alan Gilbert, Sakari Oramo, Gustavo Dudamel, David Zinman, Andrey Boreyko, Yannick Nézet-Seguin, Michael Gielen, Leif Segerstam, Jukka-Pekka Saraste e Susanna Mälkki. , Hannu Lintu, John Storgårds, Daniel Harding e muitos outros.
As orquestras que apresentaram sua música incluem a Filarmónica de Los Angeles, Filarmónica de Berlim, Sinfonia de Chicago, Filarmónica de Nova Iorque, Sinfonia de São Francisco, Tonhalle Orchester Zürich, Bayerishe Rundfunk Orchester, Filarmónica Real de Estocolmo, Orquestra Sinfónica da BBC, Orquestra de Rádio Sueca, Orquestra Sinfónica de Gotemburgo, Filarmónica de Oslo, Filarmónica de Bergen, Filarmónica de Helsinquia.
Recebeu encomendas das principais instituições musicais, como a Filarmónica de Los Angeles, a Sinfónica de Chicago, a Filarmónica de Berlim, a Tonhalle Zürich, a Filarmónica de Nova Iorque, o Carnegie Hall, a Orquestra de Rádio Sueca, a Filarmónica Real de Estocolmo e a Sinfonia de Gotemburgo. Entre os músicos notáveis ​​com quem trabalhou estão Esa-Pekka Salonen, o clarinetista Martin Fröst, a mezzo soprano Anne Sofie von Otter, a soprano Renée Fleming, ou o maestro coral Eric Ericson.