Ouvir
A Ronda da Noite
Em Direto
A Ronda da Noite Luís Caetano

Concertos

Bernardo Tinoco & Tom Maciel | 2 Novembro | 19h00

Liceu Camões

|

Bernardo Tinoco & Tom Maciel | 2 Novembro | 19h00 Bernardo Tinoco & Tom Maciel | 2 Novembro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

2 Novembro| 19h00

Auditório do 
Liceu Camões     
Entrada gratuita


Bernardo Tinoco & Tom Maciel

Bernardo Tinoco, saxofone
Tom Maciel, piano





Programa

   5 minutos

   Desculpa o incómodo
 
   Este comboio já para em Arroios
 
   Provisoriamente sem título






Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo



Bernardo Tinoco | Nasceu em Lisboa no ano de 2000 e iniciou em 2010 o estudo de saxofone. Teve como professores do mesmo instrumento na vertente clássica e jazz Hélder Alves, João Capinha, Ricardo Toscano, João Pedro Silva, João Mortágua, Pedro Moreira e Desidério Lázaro. Das ações de formação frequentadas, destacam-se as lecionadas por Jacob Sacks, Ben van Gelder, Perico Sambeat, Peter Bernstein, Joe Chambers, George Cables, Gilad Hekselman, Mário Laginha, Rodrigo Constanzo, entre outros. 
Tanto no contexto académico como profissional, Bernardo Tinoco tem colaborado regularmente com alguns dos músicos de maior relevância no panorama do jazz nacional. Como líder ou sideman tocou já em salas de concerto e festivais em Portugal e no estrangeiro. Tem colaborado com Orquestras de Jazz nacionais, alguns dos cantautores portugueses mais aclamados e conta já com participações em trabalhos discográficos de diferentes projetos. 
Atualmente lidera o grupo GARFO (Grupo Revelação do Ano 2021, Prémios RTP / Festa do Jazz) que conta com a participação de João Almeida, João Fragoso e João Sousa, grupo que editou o seu primeiro álbum pela editora Clean Feed, com apoio da Rádio Antena 2. Pela mesma editora editou também NoMad Nenúfar em parceria com o pianista Tom Maciel. 
É licenciado em música na variante de jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa e frequenta atualmente o Mestrado em Ensino da Música na instituição já referida.



Tom Maciel | Multi-instrumentista, compositor, produtor e professor. Brasileiro radicado em Lisboa, desenvolve um percurso variado na cena lisboeta, sendo ativo nas áreas musicais relacionadas ao Jazz, Improv, Rock e MPB.
Participa de diversos projetos, dentre eles os Cíntia, com o qual tocou no festival Jazz no Parque, em Serralves, no festival Jazz ao Centro, em Coimbra, e em casas de espetáculo como SMUP, Zé dos Bois e Damas. Também integra os projetos Whosputo, Evaya e Polivalente.
Na música improvisada, já dividiu palco com nomes como Maria do Mar, Gabriel Ferrandini, Rodrigo Amado e Peter Evans, este último como parte do workshop Som Crescente, cujos assuntos abordados passaram pro improvisação e performance coletiva. Participou da 13ª edição do Creative Fest, realizada em 2019 no O ́Culto da Ajuda. 
Também colaborou enquanto músico e compositor em duas edições do programa Jovens Compositores, uma parceria da Escola Superior de Música de Lisboa, instituição onde ainda estuda, com os Estúdios Victor Cordon, coordenada pelo compositor Luís Tinoco.
Enquanto compositor, desenvolve projetos com o trio Mancha, uma parceria com o baixista Zé Almeida e o baterista Samuel Dias, para além de já ter tido sua música como parte do programa Território, no qual desenvolveu música em parceria com a coreógrafa Dorotea Saykaly.
















Fotos Jorge Carmona / Antena 2