Ouvir
Raízes
Em Direto
Raízes Inês Almeida

Concertos

Cristiano Rios | 24 Setembro | 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Cristiano Rios | 24 Setembro | 19h00 Cristiano Rios | 24 Setembro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

24 Setembro | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão     


Cristiano Rios, percussão

Colaboração de Ricardo Vicente, piano





Programa

Emmanuel Séjourné - Concerto para marimba

Ali Latif Shustari - ETUDE! (to Stockhausen)

Cristiano Rios - Miopia
 
 




Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo



Cristiano Rios (1996) Percussionista, intérprete, compositor e artista sonoro que conta já com vários prémios no seu currículo. Vencedor do Prémio Jovens Músicos - Percussão de Nível Superior e 1º lugar no Concurso Internacional de Percussão IPCB, Cristiano Rios tem-se apresentado e desenvolvido na área das performances multidisciplinares e da música contemporâneas, explorando novas formas de expressão artística entre a percussão, a música eletrónica, o vídeo e as artes performativas.
A sua atividade performativa enquanto percussionista é complementada ainda por trabalhos na área da composição, da música electroacústica e na criação e colaboração em projectos multidisciplinares.
Ainda no âmbito percussivo, Cristiano tem publicado e gravado numerosas obras para percussão solo, música de câmara e música orquestral compostas por compositores portugueses como António Pinho Vargas, Carlos Caires, Daniel Davis, Fábio Cachão, Fátima Fonte, Filipe Raposo, Francisco Fontes, Hugo Vasco Reis, Manuel Moreira, Pedro Finisterra, Pedro Melo Alves, Pedro Lima, Sara Ross.
O artista é regularmente convidado a realizar concertos solo e a guiar Masterclasses e Workshops.


No panorama orquestral, Cristiano trabalha regularmente com várias orquestras portuguesas como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Frequentemente convidado como solista e percussionista reforço, tem atuado em estreias de museus, festivais e salas de concertos nacionais, europeias e norte-americanas. Para além das Orquestras, Cristiano apresenta-se ainda em diversos Ensembles tendo realizado concertos e gravações de CD's, com nomeadamente, o Ensemble D'Arcos, o Ensemble MPMP e o grupo Colectivo.


No campo da composição Cristiano está a criar principalmente obras multidisciplinares artivistas, isto é, obras que usam várias disciplinas visuais e musicais com o intuito de transmitir uma mensagem ou um conceito ativista.
Atualmente, Cristiano trabalha e desenvolve-se como compositor sob a orientação de referências mundiais no teatro musical, sound-arts e música contemporânea como Simon Steen-Andersen (composição e teatro musical), Cathy van-Eck (composição e electrónica), Angela Bürger (teatro musical), Gilbert Nouno (composição e electrónica), Franciscka Baumann (voz e eletrónica), Leo Dick (composição, teatro musical e paisagem sonora), Cedric Spindler (composição e electrónica), Xavier Dayer (composição).













Fotos Jorge Carmona / Antena 2