Ouvir
Raízes
Em Direto
Raízes Inês Almeida

Concertos

Diogo Duque | 27 Fevereiro 19h00

Museu Nacional de Arte Antiga

|

Diogo Duque | 27 Fevereiro 19h00 Diogo Duque | 27 Fevereiro 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


27 Fevereiro 19h00

Auditório do 


Diogo Duque 


A Viagem de Laniakea
Espectáculo-concerto-performance visual de som, imagem & poesia

A Viagem de Laniakea
é um projecto musical multidisciplinar concebido pelo músico e trompetista Diogo Duque, um conceito que pretende aliar ao seu universo musical um dispositivo visual, poético e narrativo apresentado ao vivo. 





Laniakea é um incrível superaglomerado de galáxias que integra a Via Láctea. Significa, literalmente, “paraíso infinito” ou “universo imensurável”.
Vivemos numa era em que as mais variadas galáxias, linguagens e dimensões se fundem e confundem, e em que cada vez mais se torna necessário compreender a criação artística enquanto processo abrangente de cruzamento e humanização.


A Viagem de Lanieakea
pretende uma expansão cada vez mais próxima da obra total, uma consciência com o eu e o todo num mesmo plano; uma viagem sonora, visual e poética algures entre a canção e a paisagem, numa suíte ambrosíaca de folk-rock-canção, minimal e contemplativa. 
 
A Viagem conta com o som sensível e quente das melodias de Diogo Duque que convida Pedro Branco (guitarra), Francisco Brito (contrabaixo) e José Salgueiro (bateria) a percorrer uma travessia de emoções num espaço visual e performático animado ao vivo por Valerio Giovannini (artista visual) e Ana Sofia Paiva (narrativa poética).





Transmissão direta
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís



 é instrumentista de referência do panorama musical português e um dos mais versáteis instrumentistas da sua geração. 
Natural de Trás-os-Montes, Diogo Duque sempre gostou de improvisar. Iniciou a sua actividade musical na Banda Filarmónica de Felgar, estudou Jazz na Escola Superior de Música de Benfica e alia influências dos mais variados estilos (salsa, música brasileira, música africana, erudita, fado, folk português e europeu, soul, funk, jazz, entre outros).
Integrou o Mingus Project, um projecto de homenagem ao contrabaixista Charles Mingus, com o qual percorreu grande parte dos mais importantes festivais de jazz e palcos nacionais e internacionais. Colabora com artistas como Tito Paris, Aurea, The Black Mamba, Mallu Magalhães, Salvador Sobral, Ricardo Ribeiro, Carlos do Carmo, Marco Oliveira, João Pires, Don Kikas, Victor Zamora, Ricardo Toscano, Júlio Resende, Carlos Barreto, Carlos Bica, Alexandre Frazão, João Paulo Esteves da Silva, entre muitos outros. Gravou em cerca de 40 projectos discográficos de diversos artistas desde 2011. 
É Director Técnico e Coordenador da Escola de Música “Sabor Artes” e docente de Trompete no curso Creative WorldMusic da ESTAL.





Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP