Ouvir
Grande Auditório
Em Direto
Grande Auditório Reinaldo Francisco / Produção: Susana Valente

Concertos

Isabel Alcobia & João Araújo | 3 Dezembro | 19h00

Antena 2 | C. M. Viseu | Online

|

Isabel Alcobia & João Araújo | 3 Dezembro | 19h00 Isabel Alcobia & João Araújo | 3 Dezembro | 19h00

© Luís Belo



3 Dezembro | 19h00
Transmissão pela Antena 2 
a partir do Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu 
Concerto Online

Isabel Alcobia & João Araújo


Isabel Alcobia, soprano
João Araújo, piano


Programa

José Vianna da Motta (1868-1948) - Pastoral
 - A Estrela 
   - Amores, amores 

Francisco de Lacerda (1869-1934) - Saudades da minha terra 
        - Não morreu nem acabou 
        - Quero cantar ser alegre 

Frederico de Freitas (1902-1980) - Os anéis do meu cabelo - Fado 
      - Chora Videira
              - Macelada 

Joaquín Rodrigo (1901-1999) - Cuatro madrigales amatórios
   1 - Con qué la lavaré
   2 - Vós me matásteis
   3 - De donde vénis amore
   4 - De los álamos vengo 

Joaquín Turina (1882-1949) - Poema en forma de Canciones op.19
   I - Dedicatória
     II - Nunca olvida
   III - Cantares
   IV - Los dos miedos
   V - Las locas por amor 

J. Giménez (1854-1923) - Sierras de Granada (La Tempranica) 

F. A. Barbieri (1823-1894) - Cancion de la Paloma (El Barberillo de Lávapies)       




Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís



Isabel Alcobia | Iniciou os seus estudos de canto no Conservatório Nacional de Música de Lisboa com Filomena Amaro. Diplomou-se, como bolseira do governo espanhol, na Escola Superior de Canto de Madrid com Marimi del Pozo. Já como bolseira do Ministério da Cultura, concluiu o Mestrado na Universidade de Cincinnati (EUA) com Barbara Honn. É doutorada pela Universidade de Aveiro.
Desenvolve intensa atividade solística, tendo participado em diversos espetáculos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, E.U.A. e República da China, tais como a ópera “Amor de Perdição”, a convite do Teatro Nacional São Carlos (com representações em Lisboa e Bruxelas no âmbito da Europália), “Auto Del Lirio y de la Azucena,” de José Peyro no Museu del Prado em Madrid, “Naufrágios e Milagres” de José Alberto Gil, onde interpretou o papel principal no Centro Cultural de Belém, para o Festival dos 100 Dias. Realizou um recital a solo com o pianista Francisco Sassetti e um concerto dirigido pelo Maestro John Leman no Teatro Camões (dia dos EUA), integrados na Expo’98.
Foi selecionada para interpretar Gilda (“Rigoletto” de Verdi) no Festival de Ópera da Cidade de Lucca, em Itália.
No domínio da Ópera destacam-se, ainda, as interpretações de Euridice (Orfeo), Pamina (A Flauta Mágica), Adele (O Morcego), Musetta (La Bohème), Giannetta (O Elixir do Amor), Norina (D. Pasquale), Julieta (Romeu e Julieta), Gilda (Rigoletto), Violeta (La Traviata) e Isabel (Floresta) de Eurico Carrapatoso.
Dedica parte da sua carreira à divulgação da música portuguesa, tendo estreado um ciclo de canções para soprano, trompa, piano e Orquestra de Eurico Carrapatoso e a obra “Aver-A-Ria” do mesmo compositor. Deu um recital em Macau integrado nas comemorações do dia de Portugal e interpretou Sibila na estreia absoluta da ópera “Auto de Coimbra” de Manuel Faria, do qual resultou o lançamento de um CD. Da sua discografia faz também parte um trabalho em conjunto com o cravista Mário Trilha, com Modinhas Portuguesas do século XIX e as Canções para canto e piano de Frederico de Freitas com a pianista Helena Marinho.
Participa com regularidade nos principais festivais e temporadas de música do país, em Concertos, Recitais e em Galas de Ópera sob direção dos maestros Michael Corboz, James Colon, Donato Renzetti, Franz Brüggen, Christopher Hogwood, Michael Zilm, David Jimenez, Ernst Schelle, Adriano Martinolli, António Saiote, Fernando Eldoro, Jorge Matta, Vasco Pearce de Azevedo, António Vassalo Lourenço e César Viana, e ainda com os pianistas Gabriela Canavilhas, João Paulo Santos, Carla Seixas, Ilda Ortin e Shao Ling.
Para além dos concertos com diversas orquestras por todo o país, onde se incluem a interpretação de obras como “Carmina Burana”, Requiem de Mozart e 9ª Sinfonia de Beethoven, realiza, com regularidade, gravações para a RTP, RDP e RTP Açores.
Obteve diversos prémios em concursos de canto, sendo de salientar o 1º prémio no concurso de canto em “Cleveland International Einsteddfod” (Inglaterra) e no concurso “Three Arts scholarship” (U.S.A).
Atuou no Coliseu do Porto ao lado de José Carreras num espetáculo transmitido em direto pela RTP. Na sequência desta atuação realizou, a convite deste prestigiado tenor, um concerto onde interpretaram árias e duetos de Ópera e Zarzuela. Em setembro de 2019 foi a soprano convidada a cantar com este prestigiado tenor no Altice Arena, concerto de despedida em Portugal.
No campo da pedagogia, tem realizado várias Masterclasses a convite de Universidades e Conservatórios Portugueses e Estrangeiros. É Professora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.



João Araújo | Natural da Póvoa de Varzim, dedica a sua carreira ao piano colaborativo, desde o repertório de duo até à música orquestral.
Especializou-se nesta área no Royal College of Music em Londres onde concluiu com distinção um Mestrado em Performance em Piano Colaborativo nas classes de Simon Lepper, Nigel Clayton e Roger Vignoles, com bolsa de estudos atribuída pela instituição.
A formação anterior inclui Licenciatura em Piano na ESMAE, Porto, na classe de Madalena Soveral e Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho com Luís Pipa.
Enquanto pianista colaborativo, foi premiado em concursos nacionais e internacionais, destacando-se o prémio John Newmark – Best Collaborative Pianist Award no Concurso Internacional de Música de Montreal, no Canadá, e o Accompanist Prize no concurso Maureen Lehane Vocal Awards em Wigmore Hall, Londres.
João acompanhou em masterclasses de Dame Kiri Te Kanawa, Simon Keenlyside, Natalia Lomeiko Zuill Bailey, Edith Wiens, Ann Murray, Johannes Goritzky, entre muitos outros. No repertório para piano solo, frequentou masterclasses de músicos como Boris Berezovsky, Roger Muraro, Josep Colom, Fausto Neves e Miguel Borges Coelho.
A atividade concertista levou-o a tocar em diversos países da Europa (Inglaterra, Espanha, Suíça, Bélgica e Alemanha) e América (Canadá e Costa Rica), em salas de concerto tais como Wigmore Hall, Cadogan Hall, Southbank Centre e em festivais como Oxford Lieder Festival (Reino Unido), Schubertiade Espace 2 (transmitido pela RTS – Rádio Televisão Suíça) e Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
No campo orquestral, colaborou com diversas orquestras, contatando diretamente com compositores como Steve Reich e David Lang (estreia nacional da obra Increase no Reino Unido). Na temporada 2016-17 foi o pianista selecionado para o BBC Symphony Orchestra Pathway Scheme.
É atualmente pianista acompanhador na Universidade de Aveiro onde acompanha as classes de canto e cordas, mantendo paralelamente uma regular atividade concertista em Portugal e no estrangeiro. Juntamente com o trompista Bernardo Silva, irá lançar brevemente o seu primeiro registo discográfico.






@ Fotos Luís Belo