Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Concertos

Laureados SIPO 2017 / Antena 2 | Rafael Ruiz e Xiaoyu Guo | 6 Agosto | 19h00

Transmissão direta

|

Laureados SIPO 2017 / Antena 2 | Rafael Ruiz e Xiaoyu Guo | 6 Agosto | 19h00 Laureados SIPO 2017 / Antena 2 | Rafael Ruiz e Xiaoyu Guo | 6 Agosto | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2



Laureados SIPO 2017 / Antena 2 

6 Agosto | 19h00
Auditório Municipal, Óbidos


Rafael Ruiz (Brasil) | Xiaoyu Guo (China)
Recital de Piano


Rafael Ruiz, piano

Programa

C. Debussy (1862–1918) - Estampes: Pagodes 

S. Rachmaninoff (1822-1890) - Prelúdio op. 32 nº 1 
                - Prelúdio op. 32 nº 5
                                   - Prelúdio op. 23 nº 2
                            - Etude-tableaux op. 33 nº 9
                          - Etude-tableaux op. 33 nº 6

H. Villa-Lobos (1887-1959) - Prole do Bebê nº 2: 
O Gatinho de Papelão
    O Ursinho de Algodão
O Lobinho de Vidro 




Xiaoyu Guo, piano

Programa


L. v. Beethoven (1770-1827) - Sonata op. 110 em lá bemol maior 

M. Ravel (1875-1937) - Gaspard de la Nuit  





Transmissão direta
Realização e Apresentação: João Pedro
Produção: Alexandra Louro de Almeida



Rafael Ruiz é uma das mais fortes revelações do piano brasileiro da nova geração. Agraciado com o prémio especial “Hors Concours” no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima, pela primeira vez outorgado neste certame, é detentor de 17 prémios em concursos de piano, dentre os quais se destacam o Prémio Antena 2 na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos (Portugal); o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ; o 1º lugar no VI Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez . 
Atualmente frequenta o Bacharelado em Piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de Luiz Senise. Participou de importantes festivais de música e de masterclasses ministradas por pianistas como Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Josep Colom e Björn Lehmann - na Europa -, e Ricardo Castro, Sofya Gulyak, Michael Uhde - no Brasil. Apresentou-se em recital transmitido ao vivo pela Rádio MEC FM, e gravou para o programa Partituras, da TV Brasil. Como solista, atuou em concertos com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfónica da UFRJ e Orquestra Sinfónica Jovem de Goiás. Tem-se apresentado com frequência em diversos estados do Brasil, bem como em recitais na Itália, França e Portugal.





Xiaoyu Guo nasceu na província chinesa de Hubei. Começou a estudar piano com cinco anos de idade. Em 2007, Xiaoyu iniciou os seus estudos na escola secundária integrada no Conservatório de Música da China onde, desde então, tem trabalhado com Xiaoyu Hu.
Xiaoyu ganhou prémios em vários concursos de piano nacionais e internacionais. 
Recebeu o 1º Prémio da YAMAHA Asian Music Scholarship Piano Competition em 2011, o 1º Prémio (grupo senior) da Colorado International Piano Academy Competition e foi admitido com a melhor nota na audição ao Conservatório de Música de China para obter o bacharelado em 2013. Foi-lhe atribuído o 1º Prémio na 2ª Yamaha Young Artist Piano Competition. Em 2017, ganhou o Prémio Antena 2 na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO).



Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP