Ouvir
Nocturno
Em Direto
Nocturno André Pinto

Concertos

Manuel Toucinho | 14 Junho

Liceu Camões

|

Manuel Toucinho | 14 Junho Manuel Toucinho | 14 Junho

14 Junho | 19h00

Auditório do Liceu Camões   
Entrada livre    

Manuel Toucinho | Guitarra


Programa

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Suite BWV 997

Francisco Tárrega (1852-1909) - Fantasia sobre um tema da Traviata

Dusan Bogdanovic (1955) - Jazz Sonatina

Django Reinhardt (1910-1953) (arr. Roland Dyens) - Nuages

Agustín Barrios (1885-1944) - La Catedral

Joaquín Rodrigo (1901-1999) - Três Piezas Españolas

Dionisio Aguado
 (1784-1849) - Fandango Varié



Gravação para posterior transmissão
Produção: Anabela Luís



Manuel Salgueiro Mendes Toucinho iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos com o seu pai. Aos 8 anos ingressou no curso preparatório de guitarra da Academia de Música e Dança do Fundão, vindo mais tarde a matricular-se no curso básico articulado de música, na classe de Pedro Rufino. Atualmente frequenta o Curso Secundário Articulado de Guitarra. Durante este período de formação frequentou várias master classes, nas quais se destacam as realizadas com os guitarristas Francisco Franco, Pedro Rodrigues, Augustin Wiedemann, Dejan Ivanovich, Laura Young, Andrea Roberto e Alex Garrobé.
Tem sido premiado em vários concursos nacionais e internacionais, dos quais se destacam o 2º prémio no Concurso Juvenil de Guitarra Cidade de Almada, o 2º prémio do nível III no Concurso Internacional Cidade do Fundão, o 1º prémio do escalão B no Concurso Internacional Jovem de Guitarra Terras de Santo Estêvão, o 1º prémio do escalão V no 10º Concurso Luso-Espanhol de Fafe, o 1º prémio do escalão B no XI Concurso Nacional de Guitarra do Conservatório de Música de Ourem e Fátima Ourém, o 1º prémio na categoria Jovem Promessa no XV Concurso José Tomás Villa de Petrer (Espanha), o 1º prémio no Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, e o 1º prémio no Concurso Internacional “Grand Prize Virtuoso” de Viena, 2017. 
Apresenta-se frequentemente a solo em atividades promovidas pela Academia de Música e Dança do Fundão, em Festivais Nacionais e Internacionais, destacando a participação no Festival Internacional de Guitarra José Tomás Villa de Petrer (Espanha), no Festival Internacional de Guitarra de Lagoa (Portugal), nas Jornadas Internacionais de Guitarra de Elda (Espanha) e no Festival de Música do Centro (Portugal).