Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Concertos

Margarida Prates | 28 Março 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Margarida Prates | 28 Março 19h00 Margarida Prates | 28 Março 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


28 Março 19h00

Auditório do  
Entrada livre


Margarida Prates, piano


Programa

Em torno de Clara Schumann

Clara Schumann (1819-1896) - Scherzo Op. 14, nº 2 
     - Scherzo Op. 10, nº 1

Johannes Brahms (1833-1897) - Rapsódia Op. 79, nº 1 
         - Rapsódia Op. 79, nº 2

Felix Mendelssohn (1809-1847) - Rondó Caprichoso

Claude Debussy (1862-1918) - Suite Bergamasque
  1. Prélude
  2. Minuett
  3. Clair de Lune
  4. Passepied
     - Suite "Pour le piano"
  1. Prélude
  2. Sarabande
          3. Toccata



Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís




Margarida Prates | Após concluir o Curso Superior de Piano na Escola Superior de Musica de Lisboa, seguiu, durante quatro anos, cursos de aperfeiçoamento pianístico com Fausto Zadra na Scuola Internazionale di Pianoforte, em Itália. Atualmente frequenta as masterclasses do pianista Delle Vigne na Academia Internacional de Piano Aquiles Delle Vigne, tendo obtido em 2016 o “Diploma de Artista”.
Participou em vários Concursos de Piano a nível nacional e internacional, tendo sido laureada no Jugend Musiziert, no Concurso Internacional de Música do Estoril, no Corso-Concorso di Brescia|Itália e no Tournoi International de Musique|Paris.
Enquanto concertista, apresenta-se com regularidade em várias salas de concerto em Portugal e no estrangeiro, a solo, em formações de música de câmara e com orquestra (Orquestra Sinfónica Nacional, Orquestra de Brescia | Itália, Orquestra Sinfónica Juvenil Municipal da Cidade da Guatemala e Orquestra de Sopros “Ensemble Palhetas Duplas”). Gravou já repetidas vezes para a RDP | Antena2, quer em estúdio, quer em transmissões em direto.


É frequentemente convidada para fazer de júri em concursos de piano em Portugal, bem como masterclasses.
Trabalha desde 2005 com a flautista Sofia Silva, com quem criou o Duo Somniatis, tendo-se já apresentado em Portugal, Espanha, França e Itália. O compositor Sérgio Azevedo dedicou ao grupo uma obra, estreada em 2015. Em 2016 o Duo foi selecionado, entre 1826 concorrentes, para as finais do Torneo Internazionale di Musica em Turim, na categoria de música de câmara, tendo obtido o 3º prémio.
Paralelamente à sua atividade concertística, Margarida Prates interessa-se pela área da investigação musicológica, o que a levou a ser convidada pela RDP/Antena2, a conceber, produzir e realizar programas radiofónicos dedicados a diferentes temas, como “A história do teclado” (2008), “O feminismo na música” (2009), “António Fragoso e os seus contemporâneos” (2012),  "António Fragoso, biografia musical” (2018).
Em 2018 participou no documentário televisivo “A vida breve de António Fragoso”, produzido e realizado pelo cineasta Laurent Philippe, por ocasião das comemorações dos 100 anos da morte do músico português.




Fotos Jorge Carmona / Antena 2