Ouvir
A Ronda da Noite
Em Direto
A Ronda da Noite Luís Caetano

Concertos

Pablo Lapidusas International Trio Plint | 22 Setembro 21h30

Cascais Jazz Club

|

Pablo Lapidusas International Trio Plint | 22 Setembro 21h30 Pablo Lapidusas International Trio Plint | 22 Setembro 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


22 Setembro 21h30

Cascais Jazz Club


Ciclo Jazz em Cascais  

Pablo Lapidusas International Trio - PLINT


Pablo Lapidusas, piano

Leo Espinosa, baixo

Marcelo Araújo, bateria



PLINT é um projeto do pianista argentino Pablo Lapidusas em colaboração com o baixista cubano Leo Espinosa e o baterista português Marcelo Araújo. O trio formado em 2014, gravou no mesmo ano um CD ao vivo no prestigiado clube The Orbit (África do Sul): ‘Live in Johannesburg – Ekaya’. 
Sobre o concerto, a jornalista sul africana Gwen Ansell escreveu: “Pablo ficou impressionado com o silêncio total (podia-se ouvir um alfinete cair) para a sua apresentação, mas talvez não mais impressionado do que o público, por sua técnica surpreendente, mudanças de tempo imprevisíveis, luz e sombras delicadas, e, uma mão esquerda rítmica sólida".
Este mesmo projecto foi um dos dois representantes portugueses no prestigiado Jazzahead 2016 (Alemanha), obtendo excelentes críticas. Em junho de 2017, o trio começa a preparar novo material para a gravação do segundo álbum, além de tours por Brasil, Coreia do sul, Alemanha, índia, Moçambique e Africa do Sul. Além das performances, o trio exerce intensa atividade pedagógica, ministrando workshops e masterclasses por Brasil, Portugal, Índia, Israel e Argentina.






Transmissão em direto 
a partir do Cascais Jazz Club
Apresentação e Realização: João Almeida
Produção: Cristina do Carmo




Nascido em Buenos Aires, Pablo Lapidusas iniciou os seus estudos de piano no Brasil ainda criança, tornando-se músico profissional aos 14 anos. Desde então, o pianista percorreu diferentes países, atuando em concertos e gravações ao lado de artistas como Eduardo Dussek, Zezé Motta, Wanda Sá, I Musici de Montreal, Jimmy Dludlu, Célia Vaz, Victor Biglione, Quarteto em Cy, Edu Lobo, Carlos Malta, Bena Lobo, Sandra de Sá, César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal e Marcelo D2.
“Ouriço” (Delira, 2008), o seu álbum de estreia, contou com as participações de Hermeto Pascoal e Carlos Malta. O segundo disco – “Estrangeiro” (Ekaya/Kalamata, 2013), foi um ambicioso projeto gravado em Buenos Aires, Rio de Janeiro, Los Angeles, Lisboa, Maputo e Londres no antológico Studio 2 de Abbey Road. 
Em 2015 Pablo Lapidusas lança “Live in Johannesburg” (Ekaya) em parceria com o baixista cubano Leo Espinosa e o baterista brasileiro / português Marcelo Araújo. O projeto (primeiro trabalho do pianista fora do formato solo). Além de performer, Pablo exerce uma intensa actividade como professor e produtor musical.




Leo Espinosa nasceu em '74, em Sta Clara, Cuba. Diplomou-se em baixo elétrico e conjuntos musicais, em Santa Clara (Cuba), frequentando também o Curso de Harmonia, do maestro Armando Romeo, e o Curso básico de Melodia e Percussão, oferecido por maestros do ISA - Instituto Superior de Arte (Cuba). Ainda em Cuba, foi baixista e arranjador de Xiomara Laugart, baixista residente do Jazz club "La Zorra y El Cuervo"-Havana. Lecionou Teoria da Música, nas Escolas Vocacionais de Arte de Santa Clara e Matanzas.
Já na Europa, gravou e colaborou com artistas como Concha Buíka, Mario Biondi, Thierry Elias, Paulo Flores, Stewart Sukuma, Lura, Ivan Lins, e participou nos Festivais Internacionais de Jazz de Matosinhos, Luanda, Conexão Lusófona (Lisboa), Festival Avante, Festival MED, entre outros.
Em 2009 tornou-se baixista da banda de Paulo de Carvalho, tendo feito a tour do CD "Do Amor", a gravação do DVD "Live"-2010, e gravação do CD "LISBOA"-2011, do mesmo cantor.
Atualmente toca, arranja e compõe para: Paulo de Carvalho, Pintura Fresca, P.L.I.N.T, Havana way trio, Danilo Lopes da Silva trio, Fado Cubano.