Ouvir
O Tempo e a Música
Em Direto
O Tempo e a Música Rui Vieira Nery / Produção: Cristina do Carmo

Concertos

Paulo Gomes | 11 Outubro 19h00

Academia das Ciências de Lisboa

|

Paulo Gomes | 11 Outubro 19h00 Paulo Gomes | 11 Outubro 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


11 Outubro 19h00

Entrada livre


Paulo Gomes
(pianista, compositor e formador)


Programa

Paulo Gomes - O Malabarista

Paulo Gomes - Tema para a mão esquerda

Paulo Gomes - Tema para um filme que nunca existiu

Paulo Gomes - Genius (of modern music) 1

Paulo Gomes - Genius (of modern music) 2

Paulo Gomes - Pim Pam Pum

Thelonious Monk - Round midnight

Thelonious Monk - Monk’s dream

Duke Ellington - Day dream

Duke Ellington - Sophisticated lady

George Gershwin - I loves you Porgy

George Gershwin - Embraceable you




O piano solo, como forma de apresentação, ocupa um lugar privilegiado no jazz, com uma história anterior às origens deste género. As suas abordagens legítimas são tão variadas quanto o próprio jazz. Esta viagem solitária num palco com um piano, defino-a como um momento de uma liberdade total, a expressão sem restrições, a exposição completa e sem refúgios, a mistura de linguagens e técnicas que experienciei desde sempre. Como um resumo... uma reflexão e uma retrospectiva do meu unverso musical e pessoal. Desse universo fazem parte a música que mais ouvi, a que toquei e a que escrevi. E é dessa coleção que sai a música que trago para este concerto. 
Paulo Gomes





Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís




Paulo Gomes | Mestrado em Interpretação Artística – Piano Jazz, pela Escola Superior de Música do Porto. Mestrado em Ensino do Jazz pela Escola Superior de Música do Porto e Escola Superior de Educação do Porto. 
Na sua atividade de pianista e compositor, teve o privilégio de trabalhar em palcos e/ou estúdios de gravação com: Sheilla Jordan, David Murray, Chris Cheek, Eric Vloeimans, Jullian Arguelles, Henry Lowther, Peter King, Montez Coleman, Herb Geller, Rolf Delfos, David Chamberlain, Fátima Serro, Maria Viana, Zé Eduardo, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Clássica do Algarve, entre muitos outros. Para várias destas formações, escreveu música original. 
De salientar o trabalho que realizou baseado na obra de grandes poetas portugueses (registado em dois CDs) numa longa colaboração com a cantora Fátima Serro, e a escrita de repertório original para a EMJO (European Movement Jazz Orchestra) e OJM (Orquestra de Jazz de Matosinhos). 
Colaborou, como pianista, em peças de teatro e em sessões de cinema com música ao vivo. Participou como convidado especial nas edições de 2015 e 2017 do “Piano Porto” (24 horas de concertos de piano solo), onde atuou no Palacete dos Viscondes de Balsemão e na Igreja dos Clérigos. 
Desde o início dos anos 90, participou em inúmeros festivais de jazz, em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Suíça. Como professor (piano, harmonia, improvisação e combo), trabalhou com muitos dos profissionais das novas gerações do jazz em Portugal. Realizou cursos e seminários em muitas escolas oficiais e privadas, por todo o país (continente e ilhas), Espanha e França. É, desde 2012, professor de Piano-jazz e Improvisação, no Conservatório de Música do Porto. 


Paralelamente ao Jazz, participou em concertos e gravações de CD’s de bandas como: “Andanças do Mar”; “Mar do Mundo”, “Classificados” e “Joni”. 
Discografia (Jazz): MAP - Guerra e Paz (2017), MAP – Circo Voador (2016), MAP – The Zombie Wolf Playn’ The Blues On A Monday Mornig (2014), Paulo Gomes Trio – Recital (2012), Jogo de Damas – Jogo de Damas (2012), Paulo Gomes – Trabka (2010), Fátima Serro & Paulo Gomes – Quinto Elemento (2005), Kiko – Raw (2003), Paulo Gomes eNsEmble – Intro (2002), Trupe Vocal – We’ll Remember You (2001), Fátima Serro & Paulo Gomes – Outra História (1999), Fátima Serro – Day by Day (1998), Sávio Araújo – Live Quartet (1995).





Fotos Jorge Carmona / Antena 2