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A Propósito da Música
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A Propósito da Música Alexandre Delgado

Concertos

Poulenc | Metropolitana | 29, 31 Março e 10, 14 Abril | 19h00

Concerto Aberto

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Poulenc | Metropolitana | 29, 31 Março e 10, 14 Abril | 19h00 Poulenc | Metropolitana | 29, 31 Março e 10, 14 Abril | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2

29, 31 Março e 10, 14 Abril | 19h00

Concerto Aberto 
Realização e Apresentação: Andrea Lupi
Produção: Anabela Luís
Gravação da Antena 2 / RTP
a 27 de Maio de 2022

Concerto

Janete Santos, flauta
Sally Dean, oboé
Nuno Silva, clarinete
Lurdes Carneiro, fagote
Daniel Canas, trompa
Paulo Oliveira, piano


Programa
Francis Poulenc

[29 Março]
F. Poulenc - Sexteto para Piano e Quinteto de Sopros

[31 Março]
F. Poulenc - Sonata para Flauta

[10 Abril]
F. Poulenc - Sonata para Clarinete

[14 Abril]
F. Poulenc - Trio para Oboé, Fagote e Piano



A música de Francis Poulenc tem duas caras: uma exuberante e bem humorada, outra mais conservadora, por vezes espiritual. 
A primeira está sobretudo conotada com «Les six», o grupo de jovens compositores que juntava Milhaud, Honegger, Auric, Tailleferre, Durey e o próprio Poulenc sob a influência do vanguardismo precoce de Erik Satie e do insólito Jean Cocteau; acreditavam numa arte do «aqui» e do «agora», de apreensão fácil e, sobretudo, avessa ao romantismo germânico oitocentista. 
A segunda corresponde ao período de maturidade do compositor. Há, todavia, características que estiveram sempre presentes. Designadamente, a espontaneidade, o desejo de agradar o ouvinte e a apetência por um estilo neoclássico.

Neste programa temos a oportunidade de ouvir duas peças de música de câmara pertencentes ao primeiro período juntamente com outras duas compostas já perto do final da vida. 
O Trio para Oboé, Fagote e Piano data de 1926. O sexteto é do princípio da década de 1930. Em ambos os casos, aguardam-nos três andamentos que misturam o frenesi rítmico com referências do Jazz e inspirações mundanas. Irreverentes, alternam sem parcimónia o lirismo bucólico e a azáfama circense. 
Pelo meio, duas Sonatas que dialogam explicitamente com o passado. Por um lado, reportam a técnicas de escrita do século XVIII. Por outro, são dedicadas à memória de amigos do músico: a Sonata para Clarinete a Arthur Honegger; a Sonata para Flauta a Elisabeth Sprague Coolidge, mecenas norte-americana que apoiou inúmeros compositores do seu tempo.


Janete Santos


Sally Dean


Nuno Silva


Lurdes Carneiro


Daniel Canas


Paulo Oliveira








Fotos Jorge Carmona / Antena 2