Ouvir
Grande Auditório
Em Direto
Grande Auditório Reinaldo Francisco / Produção: Susana Valente

Concertos

Quinteto de Sopros do Vale | 11 Novembro | 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Quinteto de Sopros do Vale | 11 Novembro | 19h00 Quinteto de Sopros do Vale | 11 Novembro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

11 Novembro | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão     


Quinteto de Sopros do Vale

Sara Silva, flauta
Andreia Pereira, oboé
Mariana Cardoso, clarinete
Cristiano Pinho, trompa
Beatriz Cunha, fagote






Programa

Ângelo Pestana Scherzo para instrumentos de sopro 

Adácio Pestana - Lembrança - Scherzo para Quinteto de Sopros

Joly Braga Santos - Adágio e Scherzino

José Santos Pinto - Quinteto para instrumentistas de Sopro 

Filipe de Sousa - Quinteto de Sopros 


Concerto comentado pela etnomusicóloga Ana Margarida Cardoso



Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco



Quinteto de Sopros do Vale é um grupo de música de câmara pertencente à Banda Marcial do Vale. Há cerca de um ano, perante a paralisação demarcada pela pandemia, cinco jovens músicos profissionais juntaram-se para reavivar a atividade musical.O Quinteto é composto pela Sara Silva (flauta), Andreia Pereira (oboé), Mariana Cardoso (clarinete), Cristiano Pinho (trompa) e Beatriz Cunha (fagote). 
O grupo juntou-se ao projeto de Doutoramento desenvolvido pela investigadora Margarida Cardoso, membro do projeto “A nossa música, o nosso mundo: bandas filarmónicas, associações musicais e comunidades locais”, desenvolvido no INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) da Universidade de Aveiro. A investigação referida estuda a atividade do Quinteto Nacional de Sopro (grupo pertencente à antiga Emissora Nacional) e os seus elementos, para quem foram compostos vários quintetos de sopros como, como por exemplo os escritos por Carlos Saraiva, Joly Braga Santos ou José dos Santos Pinto. 
Em parceria, o Quinteto de Sopros do Vale e a etnomusicóloga Margarida Cardoso criaram o projeto “Descobrir a História e a Música dos Coretos de Santa Maria da Feira”, em setembro de 2020, e desenvolvem agora o projeto “Circum Navegação da Música Portuguesa do séc. XX”, que relaciona a Primeira Viagem de Circum Navegação de Fernão de Magalhães com os compositores portugueses acima referidos. Neste âmbito, já realizaram diversos concertos em vários pontos do país, entre eles Guarda, Vila do Conde e Santa Maria da Feira e já têm programação calendarizada para os próximos meses. 
O objetivo principal é divulgar a música composta por compositores portugueses para quinteto de sopros, não só em Portugal mas também no estrangeiro.




Margarida Cardoso | Iniciou os seus estudos musicais nas Bandas de Seia e Gouveia. Depois de ingressar no Conservatório de Música de Seia, decidiu optar pelo ensino profissional concluindo o curso de Instrumentista de Sopro e Percussão, na Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE), com aquele que viria a ser o livro O Oboísta e a Palheta Dupla. Seguiu-se a licenciatura em Ciências Musicais na NOVAFCSH e o Mestrado em Ensino de História da Música, na Universidade de Aveiro (UA). É doutoranda em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro, membro do INET-md da mesma universidade e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 
É autora de várias publicações dentro dos estudos sobre o estatuto profissional dos músicos durante o Estado Novo e as suas ligações com as bandas filarmónicas. Organiza vários eventos académicos e não-académicos, é membro da Associação de Arte e Imagem de Seia e Vice-Presidente da Associação Patrimónios da Estrela.










Fotos Jorge Carmona / Antena 2