Ouvir
Baile de Máscaras
Em Direto
Baile de Máscaras João Pedro

Concertos

Sílvia Cancela | 26 Março | 21h30

O'Culto da Ajuda

|

Sílvia Cancela | 26 Março | 21h30 Sílvia Cancela | 26 Março | 21h30

© Jorge Carmona / Antena 2


26 Março | 21h30

O'Culto da Ajuda,
Lisboa

Sílvia Cancela | Flauta    


Programa

Doina Rotaru (1951) - Mythia (2007)

Cândido Lima (1939) - Uma flauta para Turim (2016)*

Kaija Saariaho (1952) - Laconisme de l'aile (1982)

Nuno Peixoto de Pinho (1980) - Erso (2013)*

Miguel Azguime  (1960) - Et s'il à l'issue (2018-2019) *


* estreia absoluta





A partir de Outubro de 2018, a Antena 2 com a Miso Music Portugal começou a apresentar, uma vez por mês, um recital transmitido em direto a partir do O'Culto da Ajuda, com intérpretes de excepção para dar voz à música do nosso tempo.
Recitais a solo por intérpretes portugueses incontornáveis com a presença de obras de referência lado a lado com a música de compositores portugueses da actualidade, com significativas estreias absolutas e mostrando também os instrumentos acústicos em combinação com as transformações electrónicas.

Sílvia Cancela propõe-nos uma combinação de poesia e feminidade romena e finlandesa com as compositoras Doina Rotaru e Kajia Saariaho e ainda a estreia absoluta de obras de 3 compositores portugueses de gerações distintas, numa alternância de peças a solo e com electrónica.



Transmissão em direto
Apresentação e Realização: João Almeida
Produção: Cristina do Carmo




Sílvia Cancela | Iniciou os seus estudos musicais, em 1993, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo , sob a orientação dos professores de flauta Ivone Saiote, Luís Meireles e Rui Paulo Sousa, concluindo o curso de flauta em 1999. Licenciada da Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Olavo Barros. Prossegue os seus estudos em Paris no Conservatório de Nádia e Lili Boulanger sob a orientação de Florence Délépine Souchard obtendo em Junho 2006 o “Diplôme d’Études Musicales”. 
Obteve o 1º prémio no Concurso “Prémio Jovens Músicos” na modalidade de música de câmara, nível médio (1999), uma menção honrosa no Concurso “Flûte Traversière de Lutèce” e o 2º prémio no nível superior do “8º Concours National du Flûtiste” (2004), 1º prémio em piccolo por unanimidade no Concurso UFAM (2007). 
Membro fundador do quarteto de flautas “Octava” (música contemporânea) que foi laureado com o segundo prémio no 21° concurso Europeu de música de câmara “F.N.A.P.E.C.” em Maio de 2007. Durante a sua formação participou em diversas masterclasses orientados pelos professores: Vinçens Prats, Vincent Lucas, Patrick Galois, Emmnuel Pahud, Avril Williams, Benoit Fromanger, Carol Wincec e Peter Lukas Graf. Colaborou com o Ensemble Philarmonique de Paris. 
De 2001 a 2010 trabalhou com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, na qualidade de primeira flauta e solista, e de 2003 a 2008 foi titular da Orchestre de Flûte Français de Pierre-Yves Artaud (Paris) participando nos festivais “Biennal de Zagreb” (Croácia) e “Cap à l’Est” (Eslováquia).
Interpretou, em Portugal, com o compositor e pianista francês Claude Bolling, a sua Suite pour flûte et piano Jazz Trio.
Vem colaborando com o Ensemble Philarmonique de Paris, o Remix Ensemble, a Orquestra Gulbenkian e o Sond’Ar-te Electric Ensemble.
Atualmente é professora de flauta e música de câmara na Academia e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Fundação Musical dos Amigos das Crianças/Escola de Música Guilhermina Suggia no Porto.





Cândido Lima com João Almeida

Fotos Jorge Carmona / Antena 2