Ouvir
Baile de Máscaras
Em Direto
Baile de Máscaras João Pedro

Concertos

Trio Pangea | 1 Março 19h00

Pequeno Auditório, CCB

|

Trio Pangea | 1 Março 19h00 Trio Pangea | 1 Março 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


1 Março | 19h00 

Pequeno Auditório, 
Centro Cultural de Belém 


Ciclo Quintas às 7

Trio Pangea

Bruno Belthoise, piano
Léo Belthoise, violino
Teresa Valente Pereira, violoncelo


Programa

Joseph Haydn (1732-1809) - Trio nº 44, Hob. XV/28

Luíz Costa (1879-1960) - Trio, op. 15

Alexandre Delgado (1965) - Trio dedicado ao Trio Pangea 

Robert Schumann (1810-1856) - Trio, op. 63


Neste concerto, o Trio Pangea destaca os trios de Luíz Costa, romântico com colorações impressionistas, e de Alexandre Delgado, com inspiração do passado para a criação de música completamente original; este último é dedicado ao próprio agrupamento Trio Pangea, e apresentado em estreia.
Às obras destes compositores portugueses aliam-se os trios compostos por Joseph Haydn e Robert Schumann.



Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís




O compromisso do Trio Pangea com a divulgação da música do século XX e XXI, nomeadamente a portuguesa, tem sido notório. Paralelamente, desenvolvem as suas próprias interpretações ao redescobrir os grandes trios de repertório. A ligação à terra de origem de cada um (Portugal, Espanha e França) junto à partilha de vivências musicais e culturais tão diferentes como enriquecedoras, constituem algumas das principais marcas da originalidade do Trio Pangea.
Os três músicos são companheiros musicais de longa data, sendo presença regular em ciclos e festivais nacionais e internacionais como “Os Dias da Música” do CCB, Festival Internacional do Estoril, “Mosan Summer Festival”, “Conciertos del Museo Evaristo Valle” e tocando em salas como as da Fundação C. Gulbenkian, “Auditorio Nacional” de Madrid ou “Auditorum de Dreux”, entre outras. Das frequentes colaborações com compositores contemporâneos como Emmanuel Hieaux e Sérgio Azevedo, surgiram duas gravações, a primeira o CD “Une Goutte d’ombre” para a etiqueta Disques Coriolan e a segunda, parte do primeiro volume da antologia de trios portugueses para a NAXOS, um projecto original do Trio Pangea. Colaboram regularmente com a RTP/Antena2, em gravações e concertos.




Bruno Belthoise é laureado pela Fondation Laurent-Vibert e recebeu o Prémio da Fondation de France em 1988. Solista e membro fundador do Trio Pangea, é regularmente convidado para participar em festivais internacionais. A sua discografia é ilustrativa de um percurso como intérprete criativo. Como divulgador da música portuguesa, realiza recitais e conferências pelo mundo. O seu trabalho é apoiado por instituições como a Fundação C. Gulbenkian, Instituto Camões, Ministério da Cultura, a RTP/Antena 2. 




Léo Belthoise é um músico curioso e apaixonado. Estudou em França com Christophe Bianco e posteriormente na Musik Akademie Basel, onde actualmente conclui o mestrado em interpretação sob a orientação de Raphaël Oleg e Rainer Schmidt. Convidado regularmente pelos mais prestigiantes festivais e academias mundiais, toca em diversos grupos de música de câmara ao lado de músicos como Bruno Pasquier, Christophe Giovaninetti, Alexandre Gasparov, Reiko Hozu, Sophie Deshayes, Florian Lauridon e Alain Damiens. Interessado particularmente no repertório moderno e contemporâneo, gravou Pierrot Lunaire de Schoenberg para a etiqueta Labex Art H2H. Está a preparar um disco dedicado a obras de Philippe Hersant para a etiqueta Sheva Collection.



Teresa Valente Pereira recebeu vários prémios e distinções, nacionais e internacionais. Apresenta-se como solista junto às orquestras Gulbenkian, Metropolitana e Sinfónica de Bilbao, entre outras, em algumas das mais importantes salas e festivais, também como integrante de grupos de música de câmara. Realizou a primeira gravação mundial da Sonata de Armando José Fernandes e grava regularmente para a RTP/Antena 2. É solista de violoncelos da Orquestra Sinfónica de Bilbao, desenvolvendo paralelamente uma intensa actividade artística, nomeadamente com o Trio Pangea, do qual é membro fundador.



Coprodução | CCB | Antena 2

Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP