Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Videos

Tubax Duo | 8 Janeiro | 19h00

Antena 2 | Museu Nacional de Arte Antiga

|

Tubax Duo | 8 Janeiro | 19h00 Tubax Duo | 8 Janeiro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


8 Janeiro | 19h00


Gravação pela Antena 2 / RTP,
no Auditório do 
Museu Nacional de Arte Antiga
a 18 de Dezembro de 2019


Tubax Duo

Sérgio Carolino, tuba
Mário Marques, saxofone

  



Programa

Howie Smith Sum of Parts 

Jon Hansen - Just one Thing 

Mário Marques - Al 

Howie Smith - Every Dog Has His Say 

János Mazura - In Memoriam

tradicional Macedónia/ arr. Sérgio Carolino - TiK 

Jerome Dufort - Familles Recomposées 

John Zorn/ arr. Daniel Vinagre - Meholalot 



Resultado de uma parceria que se iniciou em 1986, Tubax Duo nasce de uma interação e permanente troca de experiências musicais a que dois grandes amigos decidiram dar forma.
Com efeito, Sérgio Carolino e Mário Marques complementam-se em diversos projetos musicais tais como The Postcard Brass ou Tubax Septeto, entre outros. No entanto, TUBAX Duo é aquele que reune a amizade e o talento musical numa cumplicidade de vários anos.
Com o objetivo de explorar as idiossincrasias e desafios musicais que implicam tocar em duo com dois instrumentos melódicos, Tubax Duo congrega as possibilidades de convivência musical entre o saxofone de Mário Marques e a tuba de Sérgio Carolino sem restrições de género ou forma musical.
Obras de compositores como Howie Smith, Petri Keskitalo, Jon Hansen, Jeremie Dufort e arranjos de temas de John Zorn e Ennio Morricone dão corpo ao primeiro álbum do Duo.





Gravação para posterior transmissão
Produção: Anabela Luís







Sérgio Carolino | Colecionador de obras, discos, prémios, elogios, reputação, óculos escuros, hashtags e selfies. Fonte de criatividade e virtuosismo. Eclético, original e visionário. Curioso por definição. Aventureiro por opção. Dono de um coração puro e de Sparky, o Basset Hound. Transpira musicalidade e trabalha para atingir a excelência. Apaixonado pela vida, adora cinema, mitologia, ler, pescar e passar tempo com os seus amigos. Quem se cruza com ele, jamais o esquecerá e sai, desse encontro, humana e profissionalmente mais rico. Desde sempre demonstrou uma grande curiosidade e capacidade para explorar diferentes caminhos e idiomas musicais.
Atualmente a sua reputação internacional, estabeleceu-se pela sua interpretação do repertório standard e contemporâneo para tuba e na sua abordagem estilística ao jazz, funk e à música totalmente improvisada. Sérgio Carolino, é um dos mais aclamados tubistas, com atividade constante na qualidade de solista e professor nos mais conceituados festivais, conservatórios e universidades dos cinco continentes. Recebeu por cinco vezes o aclamado o ‘Roger Bobo Award Prize’ por Excelência em Gravação (2008, 2010, 2012, 2014 e 2019), o Prémio Carlos Paredes (2004) e o Prémio para TGB, Tubax Duo, Tubab Duo, R’B&Mr.SC, The Postcard Brass Band, XL Duo, Surrealistic Discussion, Duo AR, Subwoof3r, Tuba & Drums Double Duo, Duo Adamastor, Moderato Tangabile, Mr. SC & The Wild Bones Gang, European Tuba Trio, Massive Brass Atack, Intergalactic Vibes, Crossfade Ensemble, correm-lhe nas veias. Sérgio Carolino é artista Yamaha, Momo Mouthpieces e Palco Improvisado.




Mário Marques | Nasceu em 1972 na cidade de Alcobaça. Estudou no saxofone no Conservatório de música de Lisboa. Em 2002 concluiu a licenciatura em saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa e em 2105 o Doutoramento em performance na Universidade de Évora. 
Tem integrado regularmente como músico solista a Orquestra Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve. A solo tocou com Orquestra das Beiras; Orquestra do Centro, Banda Sinfónica Portuguesa; Banda Sinfónica da P.S.P. Banda da Armada Portuguesa, Sinfonietta de Lisboa e a Banda Sinfónica de Alcobaça. 
Colaborou em vários programas de televisão e teatro musical e gravou com diversos grupos portugueses como The Gift; Silence4; Deolinda; Bernardo Sassetti, Amália hoje entre outros. Tem ainda como seus projectos pessoais os grupos Tubax, Rondó da Carpideira, The Postcard Brass Band, o duo Gonçalo Pescada & Mário Marques e o Quarteto de Saxofones Saxofínia, onde para além de músico, trabalha na produção e edição discos. 


Tem merecido o crédito de vários compositores como Daniel Bernardes, António Vitorino D´Almeida, Daniel Schvetz, Luís Cardoso, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Clotilde Rosa, Jerry Grant, Petri Keskitalo, Howie Smith entre outros que lhe têm dedicado diversas obras musicais quer a solo quer aos seus vários grupos. 
É também o produtor musical do espetáculo Lúmen - uma história de amor da companhia de S.A.Marionetas. 
Músico multifacetado e produtor musical de diversos discos tem aplicado essa experiência no estudo da interpretação musical e prática performativa, apresentando artigos em diversas conferências. 
É professor auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora onde também desempenha as funções de diretor do Mestrado em Música. É membro fundador da Associação Portuguesa de Saxofone e membro do painel organizador do II Congresso Europeu de Saxofone/Porto2017. É artista da marca Cannonball saxofones e D'áddario palhetas.





Fotos Jorge Carmona / Antena 2