Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Cultura

A Feira do Livro na Antena | 29 Maio a 16 Junho

Última Edição

|

A Feira do Livro na Antena | 29 Maio a 16 Junho A Feira do Livro na Antena | 29 Maio a 16 Junho

© Foto Jorge Carmona; ed. LDS / Antena 2


Este ano, e mais uma vez, a Antena 2 acompanha a 89ª edição da Feira do Livro de Lisboa, e traz até si, novidades, conversas com autores, editores e livreiros, e muitas sugestões de leituras, sempre na
 
de 2ª a 6ª feira às 19h50 e 23h50

Espaço diário de divulgação literária por Luís Caetano, ponto de encontro dos amantes do livro e da leitura.


29 Maio | Carla Oliveira
No primeiro dia da Feira do Livro, Luís Caetano esteve à conversa com a editora da Orfeu Negro e da Orfeu Mini, chancela esta que foi eleita a melhor editora europeia na Feira de Bolonha deste ano, o certame mais importante do mundo no que respeita à literatura infanto-juvenil. 
Das implicações deste prémio, do catálogo disponível para os mais e menos novos, da distribuição dos livros da Pato Lógico e da Tcharan, das novidades editoriais e da própria Feira, foram alguns dos temas desta conversa.
Para ouvir, clicar aqui.










30 Maio | Pedro Bernardo 
A segunda conversa faz-se com o editor da E-Primatur / Bookbuilders, chancelas irmãs que trouxeram um caráter de intimidade com o público, já que é este que sugere obras a editar e comparticipa-as antes de estarem feitas, e por isso possibilitando uma descida do preço de capa. As novidades do catálogo destas editoras são também um dos motes desta conversa no espaço da Feira.
Para ouvir, clicar aqui.










31 Maio | Maria Andresen
No pavilhão dedicado a Sophia, no Espaço da Porto Editora, Maria Andresen conversa com Luís Caetano. 
Maria Andresen é também responsável por muito do que se faz em 2019 na celebração do centenário, e fez a escolha dos poemas presentes na edição O Nu na Antiguidade Clássica | Antologia de Poemas sobre a Grécia e Roma, recentemente lançada pela Assírio & Alvim.
Para ouvir, clicar aqui.




Fotos no Pavilhão Sophia de autoria não identificada


6 Junho | João Garcia
O alpinista e montanhista, João Garcia, relata as suas experiências de alcançar os topos do mundo, em vários livros já publicados, Mais além depois do Evereste, A mais alta solidão, 14- Uma vida nos tectos do mundo. É dessas vivências e desses relatos que se faz esta conversa com Luís Caetano, durante a Feira do Livro.
Para ouvir, clicar aqui.








7 Junho | José Ruy 
O ilustrador José Ruy, autor de quase oito dezenas de títulos, muitos deles de banda desenhada, conversa com Luís Caetano, sob as copas das árvores que ladeiam a Feira do Livro.
Para ouvir, clicar aqui.










8 Junho | Debate com José Gil, António Barreto e Rui Tavares
A Relógio d'Água organizou no seu espaço na Feira do Livro, um debate sobre o tema "Nacional-Populismos e Ameaças Ditatoriais na União Europeia", com José Gil, António Barreto e Rui Tavares, moderado por Luís Caetano e que o traz para a sua Antena, no programa A Força das Coisas.
Para ouvir, clicar aqui.











10 Junho | Frei Bento Domingues 
A Religião dos Portugueses é o último livro do teólogo, recentemente publicado pela Temas e Debates/Círculo de Leitores, e que reune textos que cruzam a teologia com a literatura, a antropologia com a crítica religiosa, a sociologia com as «artes de ser português». Foi este o mote para uma conversa de Frei Bento Domingues com Luís Caetano na Feira do Livro de Lisboa.
Para ouvir, clicar aqui.










11 Junho | Filipa Leal
A poeta Filipa Leal conversa com Luís Caetano sobre o seu mais recente livro, publicado pela Assírio & Alvim, Fósforos e Metal sobre Imitação de Ser Humano, de que lê também alguns poemas. 
Para ouvir, clicar aqui.









12 Junho | Tânia Martuscelli
A professora e crítica de literatura conversa com Luís Caetano a propósito do volume da Poesia, das Obras Completas de Mário-Henrique Leiria, de que foi prefaciadora e organizadora, e que é também é a maior especialista da obra deste poeta. Esta é uma edição da E-Primatur.
Para ouvir, clicar aqui.








13 Junho | Homenagem a Agustina Bessa-Luís 
Numa iniciativa da Relógio d'Água na Feira do Livro de Lisboa, Agustina Bessa-Luís foi homeageada no passado dia 8. Contou com as intervenções de João Miguel Fernandes Jorge, Alexandre Andrade, Pedro Mexia e António Barreto, que Luís Caetano transmite nesta ùltima Edição. Na mesa estavam também Maria Filomena Molder e Lourença Baldaque, mas por motivos técnicos, não foi possível gravar as suas participações.
Para ouvir, clicar aqui.








14 Junho | Hugo Gonçalves
O autor de Filho da Mãe, editado pela Companhia das Letras, foi o convidado de Luís Caetano em mais uma conversa na Feira do Livro de Lisboa.
Para ouvir, clicar aqui.




17 Junho | Susana Ramos
Na conversa deste dia, Luís Caetano esteve à conversa com a responsável das Edições 70, sobre A Música e o Inefável do filósofo e musicólogo Vladimir Jankélévitch, um livro com tradução de Afonso Miranda.
Para ouvir, clicar aqui.










Fotos Jorge Carmona / Antena 2