Ouvir
Argonauta
Em Direto
Argonauta Jorge Carnaxide

Cultura

José Tito Mendonça | Uma Biografia da Luz

Edições Gradiva

|

José Tito Mendonça | Uma Biografia da Luz José Tito Mendonça | Uma Biografia da Luz

 

Como se desenha um mapa do universo? Com que contas? O que tem a luz a ver? O físico José Tito Mendonça conta como foi em Antena 2 Ciência, a propósito da publicação recente do seu livro "Uma Biografia da lLz ou a Triste História do Fotão Cansado" (Edições Gradiva) que conta o essencial sobre a luz de um modo cativante.

Este ensaio sobre a natureza e as propriedades da luz enquadra-se na perfeição no Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, divulgando o conhecimento sobre este tema fundamental e apaixonante da física. Podendo ser lido por um público não especializado, interessa também aos especialistas.

O autor, professor e investigador de mérito reconhecido, inclui testemunhos sobre a ciência e a vida, bem como episódios pessoais da sua atividade científica. «A luz é um dos grandes mistérios, perseguido tanto por pintores como por físicos. Mas também os insetos e os místicos são atraídos por ela», escreve José Tito Mendonça.

O tema da luz é aqui explorado com recurso a histórias e a exemplos para abordar os conceitos. A luz desempenha um papel vital no quotidiano das pessoas e das empresas, sendo, por isso, um tema de interesse geral.

José Tito Mendonça é professor catedrático reformado do Instituto Superior Técnico (IST) e antigo presidente do Departamento de Física deste Instituto. É também professor convidado da Universidade de São Paulo, no Brasil, e da Universidade de Strathclyde, em Glasgow, no Reino Unido. Tem um doutoramento pela Universidade de Paris–Sud Orsay, em França, e foi consultor científico do projecto europeu JET em Culham, no Reino Unido. Foi ainda responsável pela criação de duas novas equipas de investigação no IST, uma em fusão nuclear e outra na interacção de lasers intensos com a matéria.

É atualmente responsável pelo laboratório de átomos frios e plasmas quânticos do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN-IST).

 Antena 2 Ciência