Ouvir
Mezza-Voce
Em Direto
Mezza-Voce André Cunha Leal / Produção: Susana Valente

Destaques

Palavras de Bolso | Festival Antena 2 | 13 a 18 Fevereiro | 18h30

Todos os dias | Performance

|

Palavras de Bolso | Festival Antena 2 | 13 a 18 Fevereiro | 18h30 Palavras de Bolso | Festival Antena 2 | 13 a 18 Fevereiro | 18h30

Foyer do Teatro da Trindade, Inatel 

13 a 18 Fevereiro
Todos os dias | 18h30
Transmissão direta (antena)
Entrada Livre
Para maiores de 6 anos

Performance | Palavras de Bolso
Ana Isabel Gonçalves & Paula Pina


Palavras de Bolso são curtas rubricas diárias transmitidas na Antena 2, com o objetivo de promover a língua portuguesa de um modo simultaneamente divertido e educativo, com recurso ao humor, a efeitos surpresa e a dinâmicas vocais expressivas, recorrendo a textos originais e de poetas e escritores portugueses.

As Palavras de Bolso destinam-se:
• a bebés, pela componente fonológica, rítmica e musical;
• a crianças e jovens, pela magia das narrativas e pelos jogos de palavras, pelo nonsense,
• pelas brincadeiras com textos que alguns reconhecem;
• a adultos, pelo humor, pela ironia e pela abordagem pouco convencional com textos que conhecem de outros registos mais formais;
• a educadores e professores, pela possibilidade de recorrerem a algumas das rubricas para utilização em contexto escolar


Nas Palavras de Bolso pode-se aprender como se faz a chuva e se cria uma tempestade, ou como se evoca uma lareira a crepitar ou o bater do coração, uma árvore a tombar ou um rebanho a pastar.




As autoras
Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina, trabalham em atividades de criação artística, narração oral e formação, no projeto SóHistórias - Literacia e Mediação Cultural e são responsáveis pela conceção e supervisão do PROL - Programa de Literacia Emergente, resultante da colaboração com a livraria Cabeçudos - Cabeças com Ideias.

Ana Isabel Gonçalves nasceu em Lisboa, cidade onde ainda hoje vive. Durante a adolescência estudou música e piano. Formou-se em 1993, como Educadora de Infância e em 2000 terminou o Curso de Estudos Superiores Especializados em Expressões Artísticas Integradas em Educação. No Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian fez os cursos de Expressão Poética e Narrativa (com António Torrado) e de Expressão Corporal e Dramática (com João Mota). Trabalhou como educadora de infância, como monitora de tempos livres e tem colaborado com associações e entidades privadas na planificação e dinamização de diversas atividades para a infância. Em 2001 iniciou-se como contadora de histórias no grupo de teatro de marionetas Crianças e Caminhos. Desde então tem procurado aplicar harmoniosamente as várias capacidades adquiridas ao longo do seu percurso formativo e profissional. Atualmente é professora de Ensino Profissional, das disciplinas que integram as expressões corporal, dramática e musical, e conclui o Mestrado em Arte e Educação. Desenvolve atividades de narração oral com Sebastião Antunes, no Pinto Pançudo - Animação de Histórias. Fundadora e coordenadora, com Paula Pina, da equipa SóHistórias, responsáveis pela criação e/ou supervisão de diversos espetáculos e projetos e dedicados à infância, incluindo o PROL – Programa de Literacia Emergente, uma parceria com a Cabeçudos – Cabeças com Ideias (com chancela PNL Ler+), ou ainda de Contamos Contigo, com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Autora e apresentadora da rubrica “Palavras de Bolso”, na Antena 2.

Paula Pina é doutorada em Estudos de Cultura, mestre em Estudos Anglísticos e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. As bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, assim como um prémio de mérito (American Club of Lisbon Award for Outstanding Academic Merit), permitiram-lhe aprofundar conhecimentos em universidades nos Estados Unidos. Paralelamente estudou Piano, Canto, Composição e Direção Coral, e iniciou o seu percurso enquanto contadora de histórias como animadora no Palácio Nacional de Queluz. Foi professora no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa (onde lecionou as disciplinas de Coro Infantil, Coro Juvenil e Coro Aberto), e professora adjunta no Instituto Piaget, tendo-se dedicado à investigação, formação e docência, nomeadamente nas áreas da pedagogia e didática, literatura e música. Foi ainda membro da equipa do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa e coordenadora do CLIIP (Centro de Literatura para a Infância – Instituto Piaget) e Pós-Graduação em Literatura Infanto-Juvenil. É formadora da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade e consultora da Vindas - Educação Internacional. Foi co-editora do projeto de divulgação cultural para a infância Cria Cria. É responsável pelo serviço educativo do MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. Fundadora e coordenadora, com Paula Pina, da equipa SóHistórias, responsáveis pela criação e/ou supervisão de diversos espetáculos e projetos e dedicados à infância, incluindo o PROL – Programa de Literacia Emergente, uma parceria com a Cabeçudos – Cabeças com Ideias (com chancela PNL Ler+), ou ainda de Contamos Contigo, com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Autora e apresentadora da rubrica “Palavras de Bolso”, na Antena 2.