Ouvir
Caleidoscópio
Em Direto
Caleidoscópio ANTÓNIO FRAGOSO - BIOGRAFIA MUSICAL

Destaques

TGB | Festival Antena 2 | 18 Fevereiro 19h00

6º Dia | Concerto

|

TGB | Festival Antena 2 | 18 Fevereiro 19h00 TGB | Festival Antena 2 | 18 Fevereiro 19h00


Sala Eça de Queiroz,

18 Fevereiro | 19h00
Transmissão direta (antena e online)
Para comprar bilhete, clique aqui.
Para maiores de 6 anos


Concerto | Jazz 

TGB

Sérgio Carolino: tuba
Mário Delgado: guitarras & dobro
Alexandre Frazão: bateria & melódica


Há pelo menos três originalidades no Trio TGB. Antes de mais a formação, praticamente singular no planeta jazz: tuba, guitarra e bateria. Depois os temperos: jazz, claro, mas também rock, e pop, e ingredientes ad-hoc como músicas de filmes ou bossa nova. E finalmente a capacidade de compor, dividida em partes iguais pelos três músicos. Todos eles são, de resto, solistas de primeira, com uma personalidade vincada que os afirma internacionalmente como um dos grupos mais respeitados e representativos das novas tendências do jazz.

O agrupamento de jazz TGB recebeu vários prémios e distinções: em 2003, o seu concerto no Braga Jazz foi incluído na lista dos melhores concertos de Jazz, pelo Diário de Notícias; no ano seguinte, o concerto no Festival de Jazz de Lagos foi incluído nos melhores concertos desse ano pelo site jazzportugal; Sérgio Carolino foi considerado músico português em destaque pelo mesmo site; o CD TGB foi incluído na lista dos melhores discos de 2004 pela revista Blitz, pelo Expresso, e pelo Diário de Notícias. O tema “Só” foi incluído no CD “Exploratory Music from Portugal” lançado pela revista WIRE no final de 2004. E no ano seguinte, o disco “TGB” foi galardoado com o Prémio Carlos Paredes.







O tubista Sérgio Carolino tem uma gama de expressão que lhe permite transfigurar-se ao ponto de cantar com a tuba como Robert Plant dos Led Zeppelin ou como Jorge Palma, conquistando com essa plasticidade um reconhecimento à escala global.

A guitarra, nas mãos de Mário Delgado, também vai muito para lá do acompanhamento típico de uma secção rítmica tradicional. Os acordes criam ambientes originais, e com a ajuda de pedais, o instrumento saltita com destreza e surpresa de género em género, do registo mais melódico e suave ao mais roqueiro. Finalmente a bateria vai muito para lá de marcar o ritmo.

Com Alexandre Frazão podemos falar de composição em tempo real, tal o detalhe e a diversidade de registos. O impacto deste trio foi comprovado há uma década, num concerto ao vivo na Antena 2. O lançamento do próximo disco do TGB justifica o regresso a um dos projetos de jazz mais originais e respeitados das últimas décadas em Portugal.


FESTA DO JAZZ 2016_TGB_(C) RESTART ANDREEA BIKFALVI_8040