Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Entrevistas

Maria João Pires | 18 Maio 16h00

A Força das Coisas

|

Maria João Pires | 18 Maio 16h00 Maria João Pires | 18 Maio 16h00

18 Maio | 16h00


Maria João Pires
à conversa com Luís Caetano


A Força das Coisas recebe a força tranquila de Maria João Pires, excecional pianista que aos 74 anos recuperou Belgais para uma vivência musical envolvida pelos sons da natureza e pela procura do que é mais essencial na arte. 

Para ouvir, clicar aqui.
 

No final do último recital do ciclo O fio do Danúbio, "De Budapeste ao Delta” que decorre no Centro de Belgais para o Estudo das Artes, no concelho de Castelo Branco, Maria João Pires é homenageada pelo Presidente da República e pela Ministra da Cultura, esta agraciando-a com a Medalha de Mérito Cultural, como "reconhecimento e agradecimento do Governo Português de uma vida dedicada à música”, mas também, e segundo comunicado enviado à agência Lusa, por "um trabalho de exceção, tornando-se exemplo internacional e elevando a interpretação musical ao panteão da excelência”. Das mãos do Presidente receberá em Setembro, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu contributo para a Cultura portuguesa.



Na véspera deste concerto e da entrega daquela distinção, Luís Caetano transmite, no seu programa de sábado à tarde, uma longa conversa com a pianista, nos estúdios da Antena 2.
Este convite surge depois das participações do jornalista nos concertos de Maria João Pires em Belgais, enquanto leitor. 




Um diálogo onde se atravessa memórias e projetos: da eterna timidez de tocar em público e das críticas aos concursos, à profunda necessidade do ar do campo e de fazer música, e aos ensinamentos que procura transmitir a tantos que atravessam o mundo para numa quinta da Beira Baixa se tornarem melhores artistas. 





Neste programa também pode escutar a reportagem feita por Sandy Gageiro em Belgais, retratos e testemunhos de um quotidiano bucólico e idílico que se agita nos dias de concertos e de oficinas de trabalho. A jornalista entrevista alguns dos que fazem parte da pequena equipa de trabalho deste lugar e ouve o público que faz centenas de quilómetros para ali estar.







Fotos da entrevista @ Jorge Carmona / Antena 2
Fotos no Centro Belgais, daqui.