Pequeno Auditório
do Centro Cultural de Belém
do Centro Cultural de Belém
Entrada 5 €
Maiores 6 anos
Maiores 6 anos
Transmissão direta (antena e online)
Concerto | Música Barroca
Ensemble Fiori e FuocoConcerto | Música Barroca
Orlanda Velez Isidro, soprano
Pieter Affourtit, violino
Pedro Lopes, violino
Sophia Reiß, violoncelo
Helena Raposo, teorba
Programa
Giovanni Paolo Cima (1570-1630) - Sonata para violino, violone e contínuo em Sol menor
Claudio Monteverdi (1567-1643) - Lamento della Ninfa, para soprano e contínuo
Dario Castello (1602-1631) - Sonata Quarta, para 2 violinos e contínuo
Giovanni Girolamo Kapsberger (1580-1651) - Prelúdio nº 12 em Lá menor
Tarquinio Merula (1595-1665) - "Canzonetta Spirituale..."
Domenico Gabrielli (1659-1690) - Ricercar 3 em Ré maior, para violoncelo solo
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) - "Vestiva e Colli", para soprano e alaúde
Giovanni Girolamo Kapsberger (1580-1651) - Prelúdio nº 12 em Lá menor
Tarquinio Merula (1595-1665) - "Canzonetta Spirituale..."
Domenico Gabrielli (1659-1690) - Ricercar 3 em Ré maior, para violoncelo solo
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) - "Vestiva e Colli", para soprano e alaúde
Francesco Rognoni (1570-1626) - "Vestiva e Colli", para violino e contínuo
Giovanni Girolamo Kapsberger (1580-1651) - Toccata Seconda Arpeggiata
Claudio Monteverdi (1567-1643) - "Quel sguardo...", para soprano e contínuo
Tarquinio Merula (1595-1665) - Ciaconna em Dó maior, para 2 violinos e contínuo
Dietrich Buxtehude (1637-1707) - "Herr wenn ich nur Dich habe", para soprano, 2 violinos e contínuo
O Ensemble Fiori e Fuoco é constituído por intérpretes com diferentes percursos musicais e culturais, todos com uma paixão unificadora pela Música Antiga.
Este programa propõe uma viagem de sensações e emoções através da interpretação de obras de influência (ou mesmo origem) italiana, que tocam na definição que os músicos têm de música antiga: arrebatadora por vezes, jocosa e leve noutras; quente e apaixonada ou fria e sofrida; simples e complexa... em todo o caso sempre presente e fascinante.
Orlanda Velez Isidro estudou violino, piano e canto e é licenciada em Ciências Musicais, com bacharelato em canto pelo Conservatório Real da Haia, Holanda. Apresentou-se a solo e música de câmara com maestros como William Christie, Ton Koopman, Jos van Veldhoven, entre outros. Do seu repertório, que abarca do séc. XVI ao séc. XX, contam-se inúmeras gravações. É psicoterapeuta somática.
Pieter Affourtit nasceu em Rhoon, Holanda. Apresenta-se há 30 anos como concertino de várias orquestras barrocas europeias como Freiburguer Baroque Orchestra e Dutch Bach Society. Fez inúmeras gravações como solista e música de câmara. É uma referência como luthier de arcos historicamente documentados, tendo como clientes importantes instrumentistas e ensembles.
Sophia Reiss nasceu em Augsburg. Estudou violoncelo moderno e barroco em Viena e Frankfurt. Fez parte da NDR Symphony Orchestra de Hannover e da Gewandhausorchester de Leipzig. É chefe de naipe (violoncelo barroco) na Leopold Mozart Orchestra e na La Banda Augsburg.
Pedro Lopes é docente de violino na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Apresenta-se como solista e 1º violino. Foi vencedor do 1º prémio em Música de Câmara e do 2º prémio em violino solista do Prémio Jovens Músicos. Integra o "Ensemble 2016" de João Vasco e a Orquestra sem Fronteiras.
Helena Raposo especializou-se em instrumentos antigos de corda pulsada no Trinity College of Music de Londres. Tem atividade regular como freelancer com diferentes agrupamentos e orquestras portuguesas e estrangeiras, atuando em diversos festivais e salas em Espanha, Itália, Alemanha e Holanda. É professora de alaúde e música antiga no Conservatório Nacional em Lisboa.