Ouvir
Caleidoscópio
Em Direto
Caleidoscópio JOÃO DOMINGOS BOMTEMPO-UM COMPOSITOR EUROPEU

Outros Concertos

João Terleira e Joana Resende | A time there was | 12 Janeiro

Ateneu Comercial do Porto

|

João Terleira e Joana Resende | A time there was | 12 Janeiro João Terleira e Joana Resende | A time there was | 12 Janeiro


Ateneu Comercial do Porto
12 Janeiro às 19h00


a t i m e t h e r e w a s é um recital que tem como tema transversal o tempo.
O tempo das folhas que se movem com o vento.
O tempo dos pássaros que cantam. 
Do sorriso de uma criança.
Do encantamento.


Programa


João Terleira, canto
Joana Resende, piano



PROGRAMA


Hugo Wolf| Trad. Paul Heyse 10 canções de italienischesLiederbuch

1. Ihr seid dieAllerschönsteweit und breit (Por milhas ao redor, é a mais bela)
2. Gesegnet sei, durchdendieWeltentstund (Bendito seja por quem o mundo se ergueu)
3. Nunlass uns Frieden schliessen (Agora deixem-nos fazer as pazes)
4. Hoffärtig seid Ihr, schönesKind (É altiva, bela criança)
5. Geselle, woll´n wir uns in Kuttenhüllen (Amigo, cubramo-nos com mantos)
6. EinStändchenEuchzubringen (Trouxe-lhe uma serenata)
7. Heb´aufdeinblondesHaupt und schlaffenicht (Levanta a tua cabeça loura e não durmas)
8. WievieleZeitverlorich, dichzulieben (Quanto tempo perdi em amar-te)
9. Schonstreckt´ichaus im BettdiemüdenGlieder (Já estendi na cama as minhas pernas cansadas)
10. Lass sie nurgehen, diesodieStolzespielt (Deixa-a ir, ela que se veste de orgulho)


***


Benjamin Britten | Thomas Hardy Winter Words Op. 52

1. At day-close in November
2. Midnight on the Great Western (or The Journeying Boy)
3. Wagtail and Baby (a Satire)
4. The little old table
5. The Choirmaster's Burial (or The Tenor Man´s Story)
6. Proud Songsters (Thrushes, Finches and Nightingales)
7. At the Railway Station, Upway (or The Convict and Boy with the Violin)
8. Before Life and After
 

João Terleira, tenor

Natural de Viana do Castelo, licenciou-se em Canto na ESMAE na classe de Rui Taveira. Em concerto interpretou Requiem, Missa Domenicuse Missa da Coroação de W.A. Mozart; Messiah de G.F. Händel; Johannespassion, Magnificate Kantatte 147 de J.S. Bach, 9ª Sinfonia de L. v. Beethoven, Carmina Burana de C. Orff entre outros. Gravou para o Festival de Música Sacra Note di Spiritualità em Verona. Em Ópera interpretou os principais papéis em Dido&Aeneias(H. Purcell), Cosi fan Tutte(W. A. Mozart), DieSiebenTodsünde(K. Weill), Mahagonny – Songspiel(K. Weill), L’Enfant et lesSortilèges(M. Ravel), The Fairy Queen (H. Purcell), DieZauberflöte(W. A. Mozart), Rita (G. Donizetti), Don Giovanni (W. A. Mozart) além de ter participado na estreia de Mumadona de C. Azevedo, produção exclusiva de Guimarães 2012. Trabalhou com os maestros António Saiote, Filipe Veríssimo, Vitor Matos, Julian Lombana, Christoph König, Barbara Francke, Paul Hillier, Andrew Greenwood. Dá especial atenção ao repertório de Lied, tendo gravado para a RDP/Antena2 e “EUROCLASSICAL Online Festival”. Ganhou o 4º prémio no “4º Concurso Nacional de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa”. Em 2013 concluiu o Mestrado em Interpretação Artística na ESMAE como bolseiro FCT e desde então é membro do Estúdio de Ópera da Flandres, sediado em Gent.


Joana Resende, piano

Natural no Porto, estudou no Curso de Música Silva Monteiro com Vitaly Dotsenko. Durante este período manteve contacto com a pianista Helena Sá e Costa, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e obteve diversos prémios. Em 2004 concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto na classe do professor Jaime Mota, tendo sido galardoada com o prémio Fundação Eng. António de Almeida. Nesse mesmo ano estudou na Hochschule für Musik und Theater Félix Mendelssohn Bartoldy (Leipzig) com Karl-Peter Kammerlander (acompanhamento de Lied), Gerald Fauth (piano) e Gudrun Franke (música de câmara). Integrou masterclasses com Hartmut Höll, Dalton Baldwin, Dietrich Fischer Dieskau, Graham Johnson, Malcolm Martineau, Robin Bowman, Gary Matthewman, Jeff Cohen e Sarah Walker. É mestre em Performance pela Universidade de Aveiro e em Ensino da Música pela mesma instituição, tendo estudado durante este período com o pianista Fausto Neves. Realizou comunicações em Portugal e Inglaterra e escreveu para revistas da especialidade, entre as quais a Revista Portuguesa de Educação Artística (Madeira), Association des Amis de Francis Poulenc (Paris) e Opus (Goiânia - Brasil). Tem vindo a apresentar-se em Portugal, França, Alemanha, Inglaterra e República Checa. Interessa-se pela divulgação de música portuguesa, tendo estreado diversas obras e gravado, com o pianista Fausto Neves, obras de Fernando Lopes-Graça para a RTP. Dedica especial atenção ao acompanhamento de Lied/canção, tendo neste âmbito gravado para a Antena2, com as sopranos Catarina Sereno e Ana Maria Pinto e o tenor João Terleira, ciclos de Robert Schumann, Luís de Freitas Branco e Franz Schubert. Prepara neste momento um trabalho discográfico com o saxofonista Carlos Canhoto.