Ouvir
A Propósito da Música
Em Direto
A Propósito da Música Alexandre Delgado

Videos

Filipa Portela e Gregor Forbes | 20 Dezembro 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Filipa Portela e Gregor Forbes | 20 Dezembro 19h00 Filipa Portela e Gregor Forbes | 20 Dezembro 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


20 Dezembro | 19h00

Auditório Caixa Geral Depósitos, 
Entrada livre


Filipa Portela e Gregor Forbes

Filipa Portela, soprano
Gregor Forbes, piano





Programa

Eduardo Toldrà (1895-1962) - Seis Canciones Españolas
Nadie puede ser dichoso
La zagala alegre
Después que te conocí
Cantarcillo
Madre, unos ojuellos vi
Mañanita de San Juan

Claude Debussy (1862-1918) - La puerta del Vino

António Fragoso (1897-1918) - Canções do Sol Poente
Canção da Fiandeira
Esta moda é lá da Serra
A primeira romaria

Claude Debussy
 (1862-1918) - La terrasse des audiences du clair de lune

Claude Debussy (1862-1918) - La serenade interrompue

Maurice Ravel (1875-1937) - Cinq Mélodies Populaires Grecques




Este programa é uma celebração da cultura mediterrânea, contagiada por tantos povos e tradições, como o flamenco, de uma tradição mais árabe e indiana, e dos tons gregos que se vislumbram em Portugal e no nosso modo de estar. Os compositores Ravel e Debussy foram eternos apaixonados destas sonoridades, cores, temperaturas e ambientes. Assim, com uma coleção de peças ligadas a estes temas, este é um programa que se espera aquecer o público num serão de Dezembro.





Transmissão direta

Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís



Filipa Portela concluiu recentemente o programa Master of Arts em Performance Vocal no Royal Conservatoire of Scotland, sob a orientação de Helen Lawson, tendo também aí finalizado a sua licenciatura, com Distinção. Participou no Concurso de Canto de Conservatórios Nacionais Oficiais em 2010, onde venceu o Prémio de Melhor Interpretação de Compositor Português. 
Em Julho de 2017, venceu o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril e o Prémio de Público ex-aequo. Em Julho de 2018, apresentou-se em recitais em diversos festivais de música, como o Festival Estoril Lisboa, o Festival Internacional de Música de Póvoa de Varzim e o Cistermúsica. Atualmente Filipa trabalha como freelance, cantando em recitais em Portugal e na Escócia, envolvendo-se no cenário artístico em Glasgow, e desenvolvendo a sua produção da ópera La Voix Humaine (F. Poulenc).



Gregor Forbes, é compositor, maestro e pianista, residente na Escócia. Estudou Música na Universidade de Cambridge e completou o seu Mestrado em Composição no Royal Conservatoire of Scotland em 2016. 
Foi selecionado para o ano inaugural da Bolsa Hanns Eisler, que consiste numa residência de cinco meses em Leipzig em 2019, compondo música para performances na Gewandhaus. 
Possui uma vasta experiência como pianista e maestro e é igualmente o organizador da Série de Música Experimental de Glasgow.








Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP