Ouvir
Rosa dos Ventos
Em Direto
Rosa dos Ventos

Os Dias da Rádio

"Vou Ali e Já Venho" (Agosto 17)

Diariamente na Antena 1 às 14h58

|

Vou Ali e Já Venho (Agosto 17)

Online: Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58

Vou Ali e Já Venho
Vamos descobrir destinos escondidos ou mesmo aqui ao lado...
Com Rui Gomes.

Junho | Julho | Agosto

SEMANA DE 21 A 25 DE AGOSTO 2017

Dia 25 - Ferreira do Alentejo

Ferreira do Alentejo tem um património muito rico em arte sacra e, se acreditarmos na voz popular, até tem uma santa dos Descobrimentos.




Dia 24 - Castelo Rodrigo

Toda a aldeia de Castelo Rodrigo é um sitio histórico.
Ruas, casas, igrejas, muralhas e ruínas...., tudo revela a História e muitas histórias de uma comunidade que teve o seu apogeu na época medieval.






Dia 23 - Arraiolos

Arraiolos é uma bonita vila medieval e com uma característica bem portuguesa: procurou-se instituir um centro de poder no castelo mas a população, discretamente, sem ruído, seguiu a sua própria conveniência.






Dia 22 - Gandufe e Vilharigues

A nobreza local quando tinha dinheiro gostava de o exibir construindo torres, como se fossem castelos. O Rei e a nobreza da Corte não gostavam e, por vezes, mandavam abaixo as construções.






Dia 21 - Caria

Caria tem um centro histórico interessante mas a curiosidade de muitos visitantes vai para a Casa da Roda que data de 1748 e foi recuperada há uma década.








SEMANA DE 14 A 18 DE AGOSTO 2017

Dia 18 - Sangemil

Sangemil, ao lado de Penalva do Castelo é terra de padeiras.
O forno comunitário que foi construído há 5 anos e procura restituir a tradição do pão artesanal. Agora fazem pão de várias qualidades, como também comida e a procura é grande.




Dia 17 - Meimão

O Meimão é conhecido por dois motivos: a barragem e pelo padre José Miguel. Dizem que foi autor de vários milagres. A outra referência de Meimão é a barragem e o convite ao turismo de natureza.

 




Dia 16 - Côja

Dão a Côja o nome de Princesa do Alva. É adequado porque o rio Alva é o coração de Côja. Mas também há a história de um homem com um enorme coração para os mais desfavorecidos, o médico Alberto Valle.






Dia 15 - Pendilhe

Pendilhe tem uma dezena de espigueiros e o Museu Rural que dão a conhecer a cultura e a etnografia do Alto Paiva. Os espigueiros estão assentes em balcões de pedra e são de madeira.



 


Dia 14 - Perafita

Perafita tem dois motivos de grande interesse. Além de ser santuário de milagres é também terra de judeus.







SEMANA DE 7 A 11 DE AGOSTO 2017

Dia 11 - Monsaraz

Monsaraz antes vigiava o Guadiana. Hoje é lugar de contemplação do rio. Chamam-lhe a Varanda do Alqueva.

 



Dia 10 - Águas

Um dos marcos da arquitetura religiosa portuguesa está na aldeia das Águas. É a igreja da Sª. de Fátima, obra de Nuno Teotónio Pereira, um dos notáveis arquitetos portugueses do século XX.

 



 


Dia 9 - Vila Nova Barquinha

O Parque de Escultura Contemporânea Almourol junta tudo o que é essencial para um passeio: natureza, arte e zonas de lazer à beira rio.

 



   


Dia 8 - Montemuro

Uns dias de ferias e ir ao teatro, entre 12 e 19 de Agosto. 
O Festival Altitudes faz jus ao seu nome, tem lugar no alto da Serra de Montemuro, em Campo Benfeito.

 



 


Dia 7 - Manhouce

Manhouce vai ter agora a noite de cantares. Juntam-se os emigrantes às pessoas que residem em todos os lugares da freguesia. É um momento de comunhão, que sensibiliza Isabel Silvestre.





 



SEMANA DE 31 DE JULHO A 4 DE AGOSTO 2017

Dia 31 - Belmonte



É fantástica a história dos judeus em Belmonte. Vivem aqui há mais de 600 anos e durante séculos praticaram o culto religioso de forma secreta, apesar da vigilância da ameaça da inquisição.

Dia 01 - Trancoso



Trancoso tem uma Sinagoga e dos centros históricos com mais vestígios da presença de judeus. Um dos mais fascinantes é o leão de Judá na fachada da casa do Gato Preto.

 

Dia 02 - Vila Cova à Coelheira

Vila Cova à Coelheira apostou no Centro de Memória Judaica para dar a conhecer uma das facetas desta região de Vila Nova de Paiva e em particular da comunidade judaica.





 

Dia 03 - Penamacor

Penamacor tem vários filhos ilustres e um dos que teve maior projeção internacional foi Ribeiro Sanches, um judeu que se exilou e chegou a ser médico de uma czarina da Rússia.





 

Dia 04 - Medelim

Medelim tem a rua da Judiaria e vai ter um Centro de Estudos Judaicos. É também conhecida como a Aldeia dos Balcões e dos “melhores” borrachões.