Ouvir
A Força das Coisas
Em Direto
A Força das Coisas Luís Caetano

Cultura

A Ronda da Noite nº 1000 | 9 Maio 23h00

Um programa de Luís Caetano

|

A Ronda da Noite nº 1000 | 9 Maio 23h00 A Ronda da Noite nº 1000 | 9 Maio 23h00

Completam-se hoje 1000 emissões do programa A Ronda da Noite. O espaço noturno de divulgação e fruição de Cultura, de Ideias, de Literatura, de Artes, da autoria de Luís Caetano

De 2ª a 5ª feira às 23h00, com repetição de 3ª a 6ª feira às 04h00, A Ronda, desde o dia 9 de Setembro de 2013, tem recebido centenas de escritores, artistas, gente com conhecimento e imaginação, autores de excepção, dando a conhecer, e refletindo, sobre as suas obras, os seus trabalhos, as suas ideias, alargando horizontes de todos os que a escutam diariamente.
Tem mostrado o novo, mas também tem recuperado memórias e momentos, seja por conversas de tom intimista a partir do estúdio, ou por partilhas de encontros em palcos diversos de norte a sul, de criação e fruição.

Como na magna obra de Rembrandt, A Ronda da Noite é feita de histórias, segredos, curiosidade... muitos livros, poesia, e música, claro. 
Sempre emoldurada pelo tema de Miles Davis, "Generique", do filme do realizador francês Louis Malle, Ascenceur Pour L'Echafaud.
 




A emissão nº 1000 deste programa é assinalada com uma viagem a um dos mais fascinantes romances de Agustina Bessa Luís, também ele intitulado A Ronda da Noite, guiada por António Mega Ferreira, autor do prefácio ao volume e convidado de Luís Caetano.



A referência à célebre pintura é introduzida nas primeiras páginas do romance, indiciando a sua importância na estrutura da trama narrativa que Agustina constrói, acabando A Ronda da Noite "por funcionar como um espelho onde se refletem todas as  aspirações" daquela família, "consoante os que nele se vêem retratados ou simplesmente sugeridos". 


A(s) Ronda(s) da Noite que, como muitas as obras-primas, têm sido inspiração para outras criações artísticas; do 2º andamento da 7ª Sinfonia de Gustavo Mahler, composto após a contemplação do quadro no Rijksmuseum, em Amesterdão, a este romance desta grande escritora, do qual Manoel de Oliveira ainda projetou interpretar para cinema, como ouvimos em conversa recuperada para esta emissão especial. 
Recorda-se também as palavras e o olhar de António Barreto sobre a magnífica tela do pintor holandês emitidas na primeira emissão do programa há quase seis anos. 

Para ouvir a 1000ª Ronda da Noite, clicar aqui.