Ouvir
Nocturno
Em Direto
Nocturno André Pinto

Destaques

Fotogaleria | Maio 2017

Antena 2

|

Fotogaleria | Maio 2017 Fotogaleria | Maio 2017

© Jorge Carmona / Antena 2 RTP


31 Maio | João Moreira dos Santos
no Império dos Sentidos

O musicólogo e investigador João Moreira dos Santos, esteve à conversa com Paulo Alves Guerra no programa da manhã, a propósito da Exposição "Jazz em Portugal: 100 anos de txim, txim, txim, pó, pó, pó, pó", de que é comissário, e que percorre a história do jazz no país, e está patente na Biblioteca Nacional de 1 de Junho a 15 de Setembro.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h20m] 










30 Maio | Quarteto Moscovo
no Concerto Aberto

O Quarteto Moscovo, com Alexei Eremine ao piano, Maria Castro-Balbi no violino, Alexandre Delgado na violeta e Guenrik Elessine no violoncelo, estiveram no Museu Nacional de Arte Antiga, interpretando obras de Josef Suk, de Alexandre Delgado e de Eduard Napravnik, num Concerto que foi transmitido em direto.
Para saber mais, clicar aqui.









26 Maio | Risto Nieminen
no Império dos Sentidos

O diretor do Serviço de Música da Fundação Gulbenkian, Risto Nieminen, veio ao programa da manhã, e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra sobre as novidades e destaques da Temporada de Música 2017/2018.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h43m]









25 Maio | Francisco Moser, Válter Freitas e Philippe Marques
no Concerto Aberto

Francisco Moser no violino, Válter Freitas no violoncelo e Philippe Marques ao piano, estiveram no Auditório do Instituto Superior de Economia e Gestão, interpretando obras de Cláudio Carneyro, Luiz de Freitas Branco, Ruy Coelho e de Caio Facó, num Concerto que foi transmitido em direto.
Para saber mais, clicar aqui.











25 Maio | Sérgio Azevedo e Nuno Inácio
no Império dos Sentidos

O compositor Sérgio Azevedo e o flautista Nuno Inácio estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, sobre os Concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, nos quais vai ser interpretada, em estreia absoluta, a peça Giochi di Uccelli - concerto para Flauta e Orquestra, de Sérgio Azevedo, em que Nuno Inácio atua como solista, e que têm lugar no dia 26 de Maio no Algarve (no âmbito do FIMA) e no dia 27 no Teatro Thalia, em Lisboa.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h33m]










24 Maio | Pedro Caldeira Cabral
no Império dos Sentidos

O citarista e compositor Pedro Caldeira Cabral veio ao programa da manhã conversar com Paulo Alves Guerra, sobre o Concerto "Guitarra de Ontem e de Hoje", com que comemora os 50 anos de carreira e que decorre no Teatro São Luiz, a 25 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h23m]









19 Maio | Yan Mikirtumov 
no Império dos Sentidos
 
O maestro e pianista Yan Mikirtumov esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito do concerto onde vai dirigir a Orquestra Metropolitana, e que conta com os solistas Larissa Savchenko (meio-soprano) e Sergei Leiferkus (baixo-barítono), interpretando a Sinfonia nº 8 de Schubert e a Sinfonia nº 14 de Chostakovitch, no dia 21 de Maio, no CCB.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h46m] 








18 Maio | Lourenço Sampaio e Olga Vasilyeva
no Concerto Aberto

O violetista Lourenço Sampaio e a pianista Olga Vasilyeva deram um concerto no Centro Cultural de Belém, integrado no Ciclo Quintas às 7, em que interpretaram obras de Fernando Lapa e Dmitri Schostakovich, e que foi transmitido em direto.
Para saber mais, clicar aqui.









18 Maio | Miguel Azguime
no Império dos Sentidos

Miguel Azguime veio ao programa da manhã e esteve a conversar com Paulo Alves Guerra sobre a 23ª edição do Festival Música Viva, de que é responsável, evento de fomento e divulgação música contemporânea que decorre de 20 a 27 de Maio, no O'culto da Ajuda em Lisboa.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h23m]









17 Maio | Maria José Falcão e Graça Mendes Pinto
no Império dos Sentidos

A violoncelista Maria José Falcão e a diretora do Museu da Música, Graça Mendes Pinto, estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, no Dia Internacional dos Museus, a propósito do concerto que acontece neste museu sito no Alto dos Moinhos em Lisboa, no âmbito do ciclo "Um Músico Um Mecenas", em que esta violoncelista vai interpretar obras de Boccherini, Chopin e Franck num violoncelo Stradivarius de 1725 .
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h22m]










16 Maio | Madalena Vitorino
no Império dos Sentidos

Madalena Vitorino esteve a conversar com Paulo Alves Guerra no programa da manhã acerca de "Lavrar o Mar - Festival Internacional de Artes Performativas", em Monchique e Aljezur, no Algarve, de 19 a 28 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h03m]









15 Maio | Luís Antero Reto
em A Ronda da Noite

O professor Luís Antero Reto esteve à conversa com Luís Caetano sobre o Novo Atlas da Língua Portuguesa (edição INCM), de que é um dos organizadores; livro em edição bilingue (português-inglês) onde se pode encontrar informação atualizada sobre muitos aspetos da expressão global da língua portuguesa, que atualmente (em 2015) conta com 263 milhões de falantes.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 10 min.]








15 Maio | António Carmo
no Império dos Sentidos

O pintor António Carmo veio ao programa da manhã e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra sobre "Viagem", uma exposição retrospectiva dos seus 50 anos de labor artístico na pintura, que inaugura a 16 de Maio na Biblioteca Nacional, em Lisboa.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h13m]








12 Maio | Horácio Ferreira
no Império dos Sentidos

O clarinetista Horácio Ferreira, vencedor do Prémio Jovens Músicos em 2014, esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, sobre o concerto em que atua como solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, no dia 14 de Maio, no CCB.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h26m]    










12 Maio | António Chainho
no Império dos Sentidos

O guitarrista António Chainho veio ao programa da manhã e esteve a conversar com Paulo Alves Guerra acerca do recital que acontece a 13 de Maio, no Museu da Música, no âmbito do ciclo ‘Um Músico, Um Mecenas’ e em que o músico interpreta na guitarra portuguesa de Coimbra, fabricada por Kim Grácio e datada de 1959.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h10m]       








12 Maio | Fernando Pera
no Império dos Sentidos

O diretor artístico Fernando Pera esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, sobre o Festival Sopra, de música de câmara para sopro, que decorre todos os domingos de Maio a Junho, às 12h00 no auditório do novo edifício do Museu dos Coches.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h03m]     








12 Maio | Ana Mafalda Pernão
no Império dos Sentidos

A diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional Ana Mafalda Pernão veio ao programa da manhã e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra sobre a Temporada de Concertos desta escola que tem integra um concerto com Olga Prats no dia 12 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h36m]








11 Maio | Clotilde Rosa, Maria João Serrão e José Lopes e Silva
no Império dos Sentidos

A compositora Clotilde Rosa que celebra neste dia o seu 87º aniversário, veio com a cantora Maria João Serrão e o compositor José Lopes e Silva, ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra a propósito da estreia da sua "Paisagem Interior" (2000), interpretada no Concerto de dia 14 de Maio pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h23m]










10 Maio | João Pedro Croft
no Império dos Sentidos

O escultor João Pedro Croft esteve no programa da manhã a conversar com Paulo Alves Guerra acerca da Bienal de Veneza e dos seus trabalhos escultóricos nesta exposição que inaugura dia 13 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h47m]









9 Maio | João Vaz e Sofia Colares Alves
no Império dos Sentidos

No Dia da Europa, o organista João Vaz e Sofia Colares Alves, chefe da Representação da Comissão Europeia, estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra sobre o Concerto no Convento de Mafra que acontece neste dia e em que seis organistas de seis países europeus vão tocar em simultâneo: Ludger Lohmann (Alemanha), Reinhard Jaud (Áustria), Roberto Antonello (Itália), João Vaz (Portugal), Juan de la Rubia (Espanha) e Steffen Schlandt (Roménia).
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h25m]











8 Maio | Cesário Costa
no Império dos Sentidos

O maestro Cesário Costa esteve à conversa com Paulo Alves Guerra a propósito do Festival de Música, In Spiritum, de que é diretor artístico, evento que decorre no Porto entre 11 e 14 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h17m] 










8 Maio | Carlos Marecos, Jorge Ramos, João Viegas e Catarina Bispo
no Império dos Sentidos

O compositor e professor Carlos Marecos e os alunos Catarina Bispo, Jorge Ramos e João Viegas estiveram no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra para apresentarem a Semana da Composição da Escola Superior de Música de Lisboa que decorre entre 8 e 13 de Maio, com conferências, debates e concertos.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h21m]











5 Maio | Esperanza Fernandes, Juan Vela del Campo e Sara Fonseca
no Império dos Sentidos

A cantora de flamenco Esperanza Fernandes,  o director artístico Juan Vela del Campo e a diretora executiva Sara Fonseca vieram conversar com Paulo Alves Guerra sobre mais um fim de semana do Festival Terras Sem Sombra, desta vez em Serpa, com o concerto A Minha Voz na Tua Palavra: Da Devoção Popular à Poesia de Saramago, e mais um passeio para observar o "Engenho humano e olival tradicional em torno da Serra de Ficalho".
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h16m]   










4 Maio | Luís Carvalho
no Império dos Sentidos

O compositor e maestro Luís Carvalho veio ao programa da manhã conversar com Paulo Alves Guerra acerca do concerto "Amores Impossíveis",  da Temporada Clássica, em que a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta a obra "Nise Lacrimosa" deste compositor, e ainda, obras de Sibelius e de Stravinsky, no Teatro Thalia, a 6 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h21m]    









4 Maio | Adriano Jordão
no Império dos Sentidos

O pianista e diretor do Festival de Sintra, Adriano Jordão, esteve à conversa com Paulo Alves Guerra sobre a programação do mais antigo festival português que decorre entre 5 e 27 de Maio e tem a sua abertura com uma homenagem a Olga Prats e no qual a Áustria tem um lugar de relevo.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h47m]









1 Maio | Tiago Machado
no Império dos Sentidos

O compositor e pianista Tiago Machado veio ao programa da manhã, conversar com Paulo Alves Guerra, sobre o seu álbum de estreia, Soundlapse, numa fusão de várias sonoridades como o fado, a música erudita ou o jazz.

 









Fotos de Jorge Carmona / Antena 2 RTP